Dados importantes para que seu gato seja feliz e saudável

Se tem algo que é verdade sobre os gatos é que muitos donos fazem coisas que terminam por incomodá-los, por isso, neste artigo passaremos a você alguns dados importantes para que o seu gato seja feliz e saudável sempre, e para que você também possa desfrutar de uma vida feliz junto a ele.

Os gatos são, possivelmente, um dos animais de estimação com pior reputação. Há quem os chamem de chatos, grosseiros, intrometidos, entre outros. Mas vejamos até que ponto alguns desses comportamentos são propiciados pelo dono ou pelo meio:

Coisas que o seu gato não tolera

  • Os gatos são conhecidos por serem muito limpos e, em geral, não vão querer explorar ou permanecer em um lugar que se encontre sujo. O mesmo se aplica à sua caixa de areia, portanto você deverá ser cuidadoso com ela ou, simplesmente, ele deixará de usá-la.
  • O sensível olfato dos gatos faz com que os cheiros fortes sejam desagradáveis, portanto, o cheiro de tinta, da fumaça de cigarro ou o cheiro de certos vinagres e alimentos os afastarão de um ambiente em questão de segundos.
  • São igualmente sensíveis aos sons fortes, aos gritos e aos latidos excessivos. A agitação e a desordem em um ambiente também são um fator desencadeante de estresse e ansiedade.

Gato e sua dona

  • Os gatos precisam de coisas que os estimulem, pois eles detestam não terem nada o que fazer. Grande parte dos danos que um gato pode causar em nosso lar devem-se ao fato do animal se encontrar entediado.
  • Se, além de viver em um meio pouco estimulante, seu gato passa muito tempo sozinho, sem uma companhia, seja humana ou animal, isso poderá vir a ser o desencadeante de muitos problemas de comportamento.

O melhor é, se não há a possibilidade de você fazer companhia ao seu animal de estimação, ou de alguém fazer, deixar brinquedos ao seu alcance para que ele tenha com o que se divertir.

  • Algo que os gatos odeiam muito é que os peguem à força. Se você quiser segurar o seu gato e ele demonstrar que não quer contato, o melhor é que você o deixe tranquilo. Usar a força física para tentar dominar um felino só fará com que ele se torne agressivo.
  • Salpicá-los com água, ainda que seja uma estratégia muito utilizada dentro do processo de educação dos felinos, é algo que eles não gostam nem um pouco, portanto seria melhor utilizá-la somente em casos extremos.
  • Muitas escapadas de casa ocorrem porque o gato se sente mal alimentado. Os gatos são carnívoros em sua totalidade e, se não recebem proteína animal em sua dieta, o mais provável é que ele a consiga em outro lugar e que permaneça de mau humor.

Coisas que farão o seu gato feliz

Gato brincando

Parte de fazer um gato feliz é entender sua psicologia, sendo assim, preste muita atenção ao que vem a seguir, pois isto ajudará você a fazer o seu amado bichano muito feliz:

  • Lugares tranquilos, confortáveis e onde ele possa se sentir protegido. De fato, se você puder acomodar o seu gato em um lugar que tenha estas características e que, além disso, seja alto, será o paraíso garantido para o seu animal de estimação, pois se há algo que os gatos gostam mais do que de dormir, é de poderem farejar o que se acontece ao redor.
  • Ter algo para arranhar. Isso não é só uma moda, psicologicamente arranhar é uma atividade saudável para os gatos, pois está relacionada com a territorialidade e com o cio.
  • Dormir sem ser incomodado. Em geral, os felinos dormem, em média, 17 horas diárias, já que atividades como a caça e a exploração requerem grande quantidade de energia.

Portanto, prover a eles um bom lugar para que eles possam dormir tanto quanto desejem, sem que ninguém os incomode, será algo que eles agradecerão a você.

  • O exercício e as brincadeiras são algo que os gatos valorizam muito e ajudarão você a construir vínculos de confiança com eles.
  • Manter um espaço limpo, especialmente os lugares que o gato dorme e faz suas necessidades.
  • Ver o mundo. Os gatos são exploradores indomáveis, de maneira que, se você não tem uma propriedade adequada para que o seu gato possa sair, pelo menos permita a ele sentar na janela e observar o que ocorre lá fora.
  • Receber carinho quando solicita é, possivelmente, o que o seu gato mais ama. Eles são receptivos às caricias em certos momentos, e eles farão você perceber quando  querem ter um momento especial com você.