Dar banho em casa de forma perfeita, seu cão agradece!

dar banho em casa

Sempre dissemos que ter um animal de estimação é mais do que fazer mimos e carícias em uma coisinha peluda que nós adoramos. Isso requer uma certa responsabilidade e, dentro desta, se inclui o banho, uma parte importante da higiene do animal. Então surge a pergunta, pet shop ou dar banho em casa?

Muitos optam por levá-lo mensalmente ao pet shop, mas nem todos podem se permitir isso e preferem banhar seu pet em casa. Embora às vezes isso seja trabalhoso, é uma oportunidade única de estreitar os vínculos com o seu animal de estimação.

Para facilitar o trabalho, decidimos te dar alguns conselhos para que dar banho em casa seja uma tarefa mais amena.

Dar banho em casa, como?

gato-goste-do-momento-do-banho

Embora pareça um trabalho tedioso, com um pouco de organização, tudo é possível. Vamos por partes e já você verá que dar banho em casa não é tão difícil.

Escolha um xampu

A pele e o pelo dos animais são muito diferentes dos nossos, por isso, ter um xampu especial para eles é primordial antes de começar a dar banho em casa. Os xampus para cães se adaptam a suas necessidades e farão com que seu pelo e pele fiquem saudáveis e brilhantes.

Busque o espaço perfeito

Para dar banho em casa em um cão é necessário ter um espaço amplo para fazê-lo, não só pela comodidade do animal, mas também para deixar você mais confortável. Você necessitará de um jardim, quintal ou um terraço amplo ou, em falta disso, um banheiro grande que permita tanto a você como ao seu animal de estimação ter mobilidade.

Atenção as suas áreas delicadas

As orelhas são uma das partes mais delicadas de um cão, especialmente na hora de banhá-lo. É muito fácil que a água entre pelas orelhas ocasionando uma otite que depois será difícil de tratar. O melhor é que você as tampe com algodões antes de dar banho em casa.

Temperatura da água

Não devemos supor que, porque seu pelo e sua pele são grossos, eles poderão suportar uma temperatura muito quente. Isto é totalmente falso e também desnecessário. Portanto, coloque água morna, mas puxando mais para fria do que para quente. Essa será a temperatura ideal para que o seu animal se sinta cômodo.

Comece a lavagem

Uma vez molhado, aplicaremos o xampu em sua coxa e esfregaremos com energia, mas com cuidado, para tirar a sujeira. Depois chega o momento das patas, que é a região que mais ele suja, pois é a que tem maior contato com o chão.

Depois nos centraremos na cabeça, tendo um cuidado especial com os olhos e orelhas para evitar problemas mais tarde.

Enxágue

Para o momento do enxágue, o mais recomendável é começar da cabeça para trás, com água em abundância, devemos esfregar bem para que não fiquem restos de xampu. É importante dedicar o tempo necessário para isso, até nos assegurarmos de que está ele totalmente sem xampu em seus pelos.

Secar

como-pentear-seu-cao

Antes de passar para a parte mais temida pelos animais de estimação, o secador, o melhor é que você retire o excesso de água com uma toalha. Seque com a toalha tudo o que puder, para que o suplício da secagem automática seja o mais curto possível.

Se seu cão tiver muito medo do secador, você tem duas opções. A primeira é deixá-lo secar ao ar livre. A segunda, tentar um dos secadores especiais para cães. Estes fazem muito menos ruído e a temperatura deles não é tão alta.

Escovação

Por último, resta a escovação. Se você desejar, e se seu cão aguentar, você poderá passar um pouco de colônia do aroma que preferir. Depois escove da cabeça para o lombo e, por último, a cauda e as patas.

Lembre-se de que escovar um cão diariamente permitirá que a pelagem dele fique sempre saudável e brilhante e, além disso, retardará a próxima sessão de banho.