Como dar banho em um cachorro de pelo curto

Todos os cachorros, independentemente da raça, precisam tomar banho para se manterem limpos. Mesmo que os cães de pelo curto não necessitem tomar banho com tanta frequência, devem fazê-lo pelo menos uma vez ao mês.

Muitos cães adoram a água, mas tem outros que a detestam e fica mais difícil dar banho neles. Por isso o mais adequado é fazer com que o seu bichinho de estimação fique acostumado à água.

Dar banho em seu cachorro pode ser uma atividade divertida, mas tudo vai depender do jeito em que você o faz.

Talvez, nos primeiros minutos, seu cachorro resista em tomar banho, mas depois ele irá se acostumar, vai relaxar e até desfrutar do prazer de se molhar com água morna e a espuma do xampu.

Do que preciso para dar banho no meu cão?

Como dar banho no meu cão?

A primeira coisa que você vai precisar é vontade, paciência e um bom lugar para dar banho em seu cachorro, pois ele deverá se sentir confortável e seguro.

Você pode tentar diferentes lugares, como uma banheira ou um recipiente do tamanho adequado, na pia da lavanderia ou no quintal da sua casa. Tudo vai depender do tamanho de seu bichinho de estimação.

Não é a mesma coisa dar banho em um Dogue Alemão do que em um Chihuahua. O primeiro, sem dúvidas, se sentirá bem mais confortável dentro de uma banheira, enquanto que o segundo, ao ser tão pequeno, pode se sentir intimidado e ficar mais cômodo dentro da pia da lavanderia ou em um recipiente do tamanho próprio para a raça.

Recomendamos sempre colocar um tapete antiderrapante no fundo da banheira ou do recipiente, para evitar que o animal escorregue.

Outra questão importante é a temperatura da água. Recomenda-se dar banho nos cachorros com água morna, pois se estiver muito quente, poderá lhes causar queimaduras na pele e, se estiver muito fria, eles podem adoecer. Por isso escolha um meio termo.

Antes de começar a dar banho no cão certifique-se de que você tem um xampu especial para cachorros, toalhas, bolas de algodão e um pente/escova.

Aconselha-se consultar o veterinário antes de utilizar qualquer produto, para determinar o melhor para seu bichinho de estimação. Nas lojas de animais há várias marcas, mas pode ser que a que você tenha escolhido não seja apropriada para a raça de seu cãozinho, por isso nunca é demais consultar um especialista para evitar possíveis reações alérgicas e para ter certeza de que a limpeza será eficaz.

Como dar banho em um cachorro?

Dando banho em um cachorro

A primeira coisa a se fazer é escovar o pelo para nos desfazer dos fios mortos. Faça isso com suavidade e vá limpando o pente à medida que for enchendo.

Uma vez retirado todo o pelo morto, é muito importante colocar um bola de algodão dentro das orelhas do cão para cobrir bem seu canal auditivo, já que como as raças de pelo curto não possuem proteção natural na entrada dos ouvidos, é frequente a entrada de água neles.

Uma vez na banheira, coloque um pouco de xampu sobre as costas do animal. Massageie com a espuma, as patas dianteiras, a barriga e embaixo do rabo.

Submerja um pano dentro da água e limpe a cara do cachorro. Se ele tiver manchas ao redor dos ouvidos ou dos olhos, adicione um pouco de sabonete ao pano e passe suavemente, depois enxágue o pano com água limpa e retire os restos de produto que possam ter ficado no pelo.

Enxágue seu cachorro com bastante água limpa. Se desejar pode usar um condicionador específico para a raça de seu bichinho de estimação.

Os cães de pelo curto são especialmente propensos a ter pele seca e o condicionador ajudará a restaurar os óleos da pele para prevenir coceira e irritação.

Se utilizar condicionador, borrife uma pequena quantidade por toda a coluna vertebral do animal e espalhe o produto com suas mãos.

Deixe agir durante uns cinco minutos e enxágue com água limpa.

Finalmente envolva o cão em uma toalha e retire-o da banheira. Tire as bolas de algodão de dentro das orelhas e enxugue o pelo suavemente com a toalha. Se a toalha ficar molhada demais, troque-a por uma seca.

Dependendo da estação do ano, a melhor coisa é manter o seu cachorro dentro de um lugar bem aquecido até ele ficar bem seco. Se for verão, você pode levá-lo até o quintal e aproveitar os raios do sol.