De onde vêm os rumores sobre a agressividade do Doberman?

Muito se fala sobre a agressividade desta raça, mas não sabemos exatamente por que existem esses rumores sobre o Dobermann. Ele é conhecido por ter um temperamento muito violento e por reagir agressivamente antes de qualquer estímulo ameaçador, tudo isto é um pouco falso.

E existem mais falsos rumores sobre a raça, que vão desde que o cérebro deles cresce mais do que o normal e, portanto, tendem a enlouquecer, tudo isto é um absurdo se você analisar os fatos.

Além disso, há o mito de que eles têm problemas de olfato, o que faz com que eles não conheçam o cheiro do dono e, portanto, o ataque. Todos esses boatos acentuam ainda mais a lenda sobre o temperamento agressivo da raça.

Há também o boato de que esta raça seria produto de experimentos de laboratórios nazistas. É verdade que este é um cão originário da Alemanha, cruzamento de um cão de raça desconhecida com o Pinscher, originalmente em 1880. Portanto, nada tem a ver com essa teoria sobre os experimentos.

A origem de tudo

orelhas-cão

Então, de onde é que este rumor sobre agressividade surgiu? Bem, é muito simples de explicar, se ensinarmos a estes cães que não devem comer qualquer alimento, é só dizermos, tudo pode ser ensinado a eles, até mesmo que ataquem tudo o que cruzar o caminho deles, e que mordam bastante…

Ou seja, treiná-los para ataque é fazê-los cães de briga, então eles atacam e combatem. E, como resultado, a única coisa que irão fazer será morder, atacar e serem ferozes.

Mas isso não acontece só com esta raça, na verdade você pode treinar diferentes cães para fazer o mesmo, não só o Dobermann. Mesmo com estes famosos e falsos mitos sobre estes cães.

Além disso, se você o treinou para ser agressivo, isso não é culpa do cão, mas sim sua.

A razão é óbvia

cães-dominantes

E por que o mito é falso? As descrições feitas pelos donos sobre esta bela raça, sobre a personalidade dos cães, são completamente o oposto do que se pensa deles.

Quando eles são criados em uma família, eles se tornam parte dela, compartilham as atividades, seja quais forem, e os membros da família sabem e sentem que esse cachorro vai estar lá como companhia.

Eles são uma raça de cães brincalhões e inteligentes, perfeitos tanto para crianças, como para adultos, que adoram essas qualidades em um cão. E quem poderia não amar isto em um cão?

Por outro lado, é uma raça de cães muito protetores, tanto os machos como as fêmeas, embora os machos tendam a proteger mais, mas a fêmea não está muito atrás nesta tarefa tão leal. O Dobermann é uma raça muito dócil.

Este animal é muito fiel, como já mencionamos, mas só para com o seu dono e sua família, também é muito obediente.

Por esta razão, os vemos muito nas forças policiais, pois estas características também são ideais para este tipo de trabalho.

Precauções

Eles têm certas características indesejáveis para qualquer dono, como outras raças também as têm. Existem alguns animais que, geralmente, têm alguma característica não muito agradável, mas com treinamento tudo é corrigido.

E este se refere ao fato de que eles podem atacar outros animais, como gatos ou alguém indesejável para eles.

Também se apegam a um membro da família mais do que qualquer outro, e vai estar o dia todo atrás dele, o tempo todo; para o Doberman, este será seu dono.

Quando se trata de famílias com crianças, recomenda-se ter uma fêmea, uma vez que elas são mais dóceis e tolerantes que os machos.

É bom trazê-los para casa ainda filhotes, porque se eles vierem de uma casa onde já se estabeleceram laços afetivos com os donos anteriores, será muito difícil a convivência com a nova família.

Como dissemos, são muito leais às famílias e muito apegados a estas. É uma raça muito saudável e que é fácil de amarmos por suas qualidades.

Eles também são cães para exposição e competição, pois tendem a correr muito rápido.