Dê um presente a sua família: inclua um cão na vida de seu bebê

Indo contra o conselho de muitas pessoas, incluir um cão na vida de seu bebê é uma decisão da qual você não irá se arrepender. Ainda que tenha que se esforçar um pouco cuidando também do peludo, os benefícios e as alegrias serão muito maiores.

Presenteie você e a seu filho com um cão

A chegada de um bebê em casa não deve ser acompanhada pela partida do seu peludo, como alguns acreditam, alegando razões de segurança ou higiene.

Além disso, o ideal é que, se você não tem um cão, junto com a chegada de seu filho, dê de presente a seu filho e a você um amigo de quatro patas.

A relação que será criada entre ambos será maravilhosa e crescerão juntos como os melhores amigos e companheiros do mundo.

Um bebê que é criado com um cão tem garantidos diversos benefícios para a saúde física e mental.

Incluir um cão na vida de seu bebê o fará mais saudável

criança com bebê

Seu filho não encontrará apenas um grande companheiro de brincadeiras e diversão. Conviver com um cachorro traz muitos benefícios para a saúde do bebê.

Por exemplo, um estudo realizado por pesquisadores da University of Eastern Finland observou que as crianças que são criadas junto a um cão durante os primeiros anos de vida possuem um risco 30% menor de desenvolver infecções respiratórias. No caso de infecções de ouvido, o risco é reduzido em 50%.

Além disso, os bebês que adoecem se recuperam mais rapidamente e necessitam de menos antibióticos para se curarem.

Outros estudos indicaram que um bebê que cresce junto a um cão diminui a probabilidade de sofrer de asma e desenvolver alergias a animais de estimação quando são maiores.

Os cães fortalecem o sistema imunológico dos pequenos da casa

Agora que você já conhece um pouco dos benefícios, não tenha dúvidas, um cão na vida de seu bebê vai ajudar a fortalecer as defesas do organismo da criança.

Os cachorros, quando saem para passear, voltam com um pouco de sujeira e bactérias da rua. Mas isso não é ruim. Dessa forma, o sistema imunológico de seu filho aprende a lutar contra esses micro-organismos. Às vezes, um pouquinho de sujeira não faz mal.

No entanto, isso não significa que você não deve ter um bicho de estimação com o controle adequado de um veterinário, desparasitado e com as vacinas em dia. Nem que deixe de socializá-lo e treiná-lo da maneira adequada. Uma coisa não elimina a outra!

Conheça outros benefícios que os cães trazem para os bebês e sua família

Esses não são os únicos benefícios que os cachorros podem trazer para o seu bebê e o resto da família. Existem muitas razões para um um animal acompanhar o seu filho desde o berço.

  • Viver com cães diminui o estresse. Isso garante que o seu filho seja criado em um ambiente mais tranquilo e menos agressivo.
  • Através de brincadeiras com seu pet, o bebê vai acelerar o seu desenvolvimento psicomotor.
  • A criança se sentirá segura e bem cuidada, não apenas pelos pais, mas também pelo cão.
  • À medida que cresce junto de seu amigo peludo, seu filho terá mais auto-estima e será mais responsável, sensível e solidário.

Adotar um cão, a melhor decisão quando um bebê chega em casa

cachorro e bebê

Escolher o cão ideal para crescer junto de seu bebê é uma tarefa que exige tempo e paciência.

Você deverá avaliar, junto de sua família, diversos fatores, incluindo:

  • Questões econômicas (alimentos, os gastos com veterinário, acessórios etc)
  • Disponibilidade de espaço na casa
  • Tempo que pode ser dedicado ao animal de estimação (passeios, banhos, brincadeiras, consultas com o veterinário etc)

E mesmo que alguns especialistas digam que há raças de cães mais propensas a se darem bem com as crianças, não subestime jamais a possibilidade de adotar um bichinho de estimação que esteja em um abrigo a espera de um novo lar.

Não deixe de consultar profissionais e pessoas com filhos e cães antes de tomar uma decisão que, certamente, trará bem-estar para o seu bebê e toda a família.