Como deixar o cachorro pronto para a chuva

Cuidados com os cachorros na chuva

A rotina que temos com nosso animal de estimação faz com que seja inevitável levá-lo para passear todos os dias, inclusive no inverno, com frio e chuva. É necessário ter precauções para manter a boa saúde do nosso amigo. Explicamos a seguir como preparar um cachorro para a chuva.

Uma saúde adequada

carinho no cão

Assim como as pessoas, os animais também são afetados pelas baixas temperaturas, tanto que podemos notar nestas datas como nossos cachorros tremem, ficam mais para baixo e sem apetite. Inclusive podem chegar a ter problemas respiratórios e algumas doenças, como pneumonia e resfriado.

Mesmo sabendo que existem vários remédios para animais afetados pela bronquite e por doenças respiratórias, o melhor é preparar o cachorro para os dias de chuva e de frio. O organismo e a temperatura corporal dos animais são diferentes dos humanos e, por isso, os animais necessitam que tomemos precauções com a chegada do inverno, para que não peguem doenças.

Os cães contam com uma proteção natural que é o pelo, que lhes proporciona calor e protege da chuva. No inverno não é uma boa ideia tosar o pelo. Para que atue com um ótimo efeito contra a chuva, o pelo de nosso cão deve estar limpo e bem escovado.

Banhos e secagem ao chegar em casa

Os banhos no verão podem ser mais frequentes, mas durante o inverno e sobretudo nos dias úmidos de chuva, onde a temperatura é mais baixa, não é conveniente banhar os cães com tanta frequência. Há cachorros com uma pelagem muito grossa e que demoram muito tempo para se secar. Uma forma eficaz de ajudar na secagem do pelo é com um secador para animais.

No caso de cachorros com muita pelagem, o pelo também protege as patas. Quando o animal vai envelhecendo, esta proteção nas articulações ajuda a evitar as doenças reumáticas. No entanto, as almofadinhas de suas patas podem armazenar a água da chuva, sobretudo se tiverem pelos entre as unhas. Por isso, é importante ao chegar em casa, secar bem esta zona, inclusive hidratar com vaselina ou algum creme específico para isso. Devemos saber que esta zona é dura, eles não usam sapatos, mas a região pode chegar a ficar irritada em dias de chuva.

Uma forma prática de manter as patinhas secas durante o passeio é colocar botinhas de água especiais para animais, utilizando um modelo que permita o movimento de forma livre. Ainda que no princípio o animal se sinta incomodado, ele vai se acostumar, as patas ficarão secas e ao chegar em casa é só retirar o “sapato” e não sujará o chão.

Um guarda-chuva adequado

Sim, sim, existe um guarda-chuva para nosso cachorro. Para nos proteger da água usamos guarda-chuva. Entre os muitos produtos que existem para animais de estimação, um deles é uma coleira que vem acoplado um pequeno guarda-chuva que cobre nosso amigo em dias de chuva.

Outra opção é colocar uma capa impermeável com capuz, que cubra todo o corpo, evitando que o animal se molhe nos dias de chuva, deste modo vai ficar seco e não terá a sensação de umidade.

Uma alimentação adequada

comida cachorro

É importante cuidar da alimentação de nossos animais durante os meses de frio e chuva. Isso não significa que devam comer mais, mas sim que em sua dieta deve haver as proteínas necessárias para enfrentar este período da melhor forma.

Nossos amigos devem ter água limpa e fresca. Se se trata de animais que estão debaixo de um abrigo, mas em lugares abertos, pode-se encontrar no mercado tigelas especiais com calefação para evitar que a água se congele.

Se não podemos manter nosso animal dentro de casano lado de fora devemos proporcionar um lugar adequado para os dias de chuva e frio que tenha materiais isolantes. As casinhas para cães mais sofisticadas contam com sistema de calefação.

De vez em quando, temos que olhar a casinha do nosso cachorro, se estiver fora de nossa casa. Pode estar muito suja, ter entrado água e estar molhada, e também porque nosso amigo utiliza a casinha como despensa improvisada para os alimentos mais variados, inclusive cadáveres de várias espécies animais.