Descubra por que alguns cães não mastigam a comida

A todos nós que temos cães em casa, sempre nos chama a atenção o fato dele não mastigar, mas engolir diretamente a comida. Tentamos dar a eles os alimentos mais saborosos possíveis e nada, não os saboreia, nem mastiga, engole tudo rapidamente.


Mas não se preocupe, isso faz parte do seu instinto, como nos lobos. Ele come assim para demonstrar que é o primeiro  a pegar os alimentos e comer mais quantidade de comida, por isso não mastiga.

Mas não tem problema se ele não mastigar os alimentos, seu cão não vai ficar doente por isso.

É por isso que em Meus Animais, nós queremos que você descubra por que os cães não mastigam a comida, também vamos dar algumas dicas para que eles comam mais devagar e vamos mostrar a você a maneira que mais beneficia a saúde dele.

Por que os cães não mastigam a comida?

Por que os cães não mastigam?

É essencial que você conheça e entenda melhor por que os cães não mastigam a comida e não ficam doentes.

Pense que isso faz parte do instinto deles e é uma coisa inata. Mas você deve ter cuidado, porque existem casos nos que além de não mastigar, eles comem muito rápido e isso sim pode ser prejudicial para a sua saúde.

Pra você não se preocupar, saiba que o esôfago de um cão é flexível e pode aumentar e se expandir em até 5 vezes seu tamanho, para permitir que a comida passe em partes maiores, sem nenhum problema e sem causar nenhuma doença.

Além disso, o estômago de um cão conta com sucos gástricos que são muito importantes no processo de digestão. Portanto, não há com que se preocupar.

Quando seu cão não mastiga por instinto

Como mencionamos anteriormente, existem cães que, além de não mastigarem, comem muito rápido, o que pode provocar problemas como a obesidade, por comerem mais quantidade de alimentos do que a necessária.

Lembre-se de que os cães não vivem em liberdade, não tem que disputar os alimentos para sobreviver, nesses casos  são os donos dos cães quem tem que cuidar deles.

Engolir sem mastigar não é um problema, o problema é chegar a ingerir mais quantidade do que a necessária, produzindo um desajuste entre o que se come e a energia que se gasta. É por isso que ele terá que seguir certas dicas para evitar essa rapidez e nervosismo ao mastigar.

Os riscos de comer rápido

Nossos cães já não têm que lutar pela sobrevivência, então embora não implique um perigo para sua saúde o fato comer sem mastigar, podem haver alguns riscos para seu organismo se comerem rápido demais.

Nossos animais de estimação já estão domesticados e se comerem mais alimentos do que precisam, devido à rapidez com que comem, eles podem sofrer de obesidade e acumular mais gordura do que o necessário, provocando graves problemas de saúde.

É por isso que é necessário vigiar seu pet, ver como ele come, se mastiga ou não os alimentos, se come rápido e com nervosismo, se come além da conta, etc. Também é importante você observar se seu cão está com mais peso do que normal.

Conseguir que seu cão coma mais devagar e mastigue a comida

Fazer exercício com os cães

É importante, nesses casos, combinar seu peso com comida natural, seja frango ou ovo, isso vai provocar a diminuição de ansiedade no cão durante o dia, produzindo serotonina, um grande aliado para combater o nervosismo.

Pode acontecer do seu cão ter essa maneira de comer por conta de nervosismo ou estresse. Então lhe recomendamos proporcionar um ambiente sem gritos, discussões e que predomine a tranquilidade para que seu bichinho viva em paz.

Dessa maneira, você vai conseguir que seu cão não fique nervoso e não vai provocar transtornos alimentícios no seu organismo.

Proporcione ao seu cão o exercício que ele precisa diariamente, brinque com ele, leve-o para passear e o estimule para que ele faça atividade física durante o dia, assim o cão vai apresentar menos nervosismo na hora de comer.

Outro fator que tem que ser levado em consideração são as calorias que o seu cão ingere, para que elas não superem as que ele gasta.

É muito importante que seu cão goze de boa saúde e tenha um aspecto físico saudável, que ele vai conseguir com uma boa alimentação e com exercício. Para isso, você deve controlar os caprichos que dá para seu animal.