Descubra por que seu gato move o prato de água antes de beber

gato move o prato

Os bichanos costumam ter algumas condutas que os humanos interpretam como curiosas ou estranhas. Uma delas é a de deslocar seu bebedouro, muitas vezes derramando seu conteúdo. Hoje lhe contaremos as diferentes teorias que existem para explicar por que o gato move o prato de água antes de beber.

Conheça as teorias para explicar por que o gato move o prato de água

doenças-comuns-nos-gatos

Embora essa seja uma atitude comum, pode ser que o seu amigo felino não fique empurrando sua vasilha de água de um lado para o outro. Mas se você gosta destes bichinhos, é muito provável que alguma vez tenha percebido este comportamento, que costuma ocorrer mais em gatos jovens.

Em geral, o bichano começa arranhando com sua patinha dianteira a água e logo depois move o bebedouro, derramando parte do conteúdo.

Entre as teorias para explicar esta ação, a que parece ter mais sentido é aquela que diz que quando um gato move seu bebedouro, o que ele está procurando fazer é gerar ondas no líquido para poder estabelecer o nível da água e não molhar o nariz ao colocar a cabeça na vasilha. É que os bichanos têm bastante dificuldade em focar objetos próximos.

Então, se ele molhou o focinho uma vez, na próxima tentará encontrar uma forma para que isso não aconteça. É por isso que o gato move o prato de água: Para evitar tropeçar duas vezes na mesma pedra.

Há várias teorias que tentam explicar por que os gatos costumam mover seus bebedouros antes de tomar água. A que parece ter mais sentido considera que os bichanos agem desta maneira para tentar verificar o nível do líquido, já que seus olhos não estão preparados para focar a distâncias muito curtas.

Como funcionam os olhos dos felinos

Os olhos dos bichanos estão preparados para ver na penumbra ou semi-obscuridade. Sua visão noturna é entre 6 e 8 vezes melhor que a nossa. Isso porque seus ancestrais tiveram que se adaptar à caça noturna para procurar o alimento necessário.

Além disso, os olhos de nossos amigos ronronadores são maiores que os dos humanos em relação ao tamanho da cabeça. Isto também facilita a visão noturna, mas sempre há um mas dificulta o foco a distâncias curtas.

Os bichanos não podem focar em algo que esteja a menos de 30 centímetros. Por esse motivo eles devem procurar outras opções para verificar, por exemplo, em que nível está a água em sua vasilha.

Outras teorias em relação aos bichanos que movem seus bebedouros antes de tomar água

De qualquer forma, há outras teorias para justificar por que o gato move o prato com água antes de beber. Estas são:

  • Porque estão verificando a temperatura.
  • Porque se trata de um comportamento inato, seja de pesca ou de brincadeira.
  • Porque gostam de observar o movimento da água.

Além disso, costuma-se dizer que algumas raças de bichanos – Norueguês da Floresta ou Maine Coon, por exemplo– conservam o instinto de limpar a superfície da água de folhas ou insetos, ou de romper a capa de gelo que cobre a mesma em suas frias regiões de origem.

Como agir se você tem um gato que move seu prato de água

alimentos-que-seu-gato-adora

Assim, como nada nem ninguém nesta vida é perfeito, se você tem um desses amigos peludos que miam, possivelmente você já se acostumou a ter o local de sua casa onde está localizado o bebedouro de seu bichano um pouco mais molhado que o resto dos pisos de seu lar.

Mesmo assim, se você acha que este comportamento excede os parâmetros de normalidade, você pode consultar um veterinário para descartar qualquer patologia.

E, se tudo estiver bem, o melhor é relaxar e se divertir observando o seu bichano mover seu bebedouro com sua patinha. Se você adotar essa filosofia, possivelmente irá se esquecer dos problemas cotidianos e baixar os seus níveis de estresse.