Descubra porque os cães comem grama

Por que os cães comem grama?

Com certeza você já observou que o seu cão come grama, sobretudo quando você o leva para passear ou quando ele está no jardim.  Você já notou como os cães correm pelo parque ou jardim, muito entretidos e, por alguns momentos, ficam parados em algum lugar e começam a mastigar desesperadamente a grama?

Claro que seu pequeno amigo não é uma vaca e menos ainda um gato, mas, por que ele come pastagem? É normal? Não faz mal?

Não existe dúvida de que essa paixão de pastorear que seu animal de estimação tem pode inclusive chegar a inquietar e é então que você começa a fazer uma série de perguntas. Tem fome? Está entediado? Doente? Se ele comer grama não vai passar mal? Para tirar essas dúvidas do por que os cães comem grama, vamos  compartilhar algumas informações para que você saiba como agir.

Por quê os cães comem pastagem?

Pica é o termo técnico que se utiliza para identificar o transtorno alimentar que se caracteriza pelo consumo de uma série de coisas que não sejam alimento que um cão come normalmente. O alimento mais comum irregular que é consumido por cães é grama.

Isso pode indicar que seu cão tem algum tipo de deficiência nutricional, embora muitas vezes é um sinal de tédio, sobretudo quando se observa em filhotes e em cães jovens.

É bastante comum que os cães comam pastagem. Os animais selvagens também o fazem. De fato, a maioria dos veterinários considera que é um comportamento normal.

Um estudo, de pequena escala, demonstrou que mais do 79% dos animais têm acesso regular, em algum momento, à pastagem e a outras plantas. Outra pesquisa sobre os cães também encontrou que a pastagem é a planta que mais consomem.

Razões para um cão comer pastagem

Cachorro na grama

Existe uma variedade de razões pelas quais um cão poderia estar pastando na grama. Algumas pessoas explicam que os cães geralmente comem pastagem quando estão passando mal. Ao comer eles provocariam o vômito e dessa forma se sentem melhor.

Outros questionam a ideia anterior, afirmando que os cães não têm demonstrado ser o suficientemente inteligentes para decidir como se deve tratar uma dor de estômago. As evidências sugerem que a maioria de cães que se alimentam de grama não estão passando mal. De fato, de acordo com seus os relatos dos donos, menos do 10% dos cães parecem estar doentes antes de comer pastagem.

Por outro lado, a pastagem não provoca o vômito. Só 25% dos cães que se alimentam com grama vomita depois de comer.

Outras razões explicam que os cães, de um modo geral, comem grama porque melhora a digestão, favorece o tratamento contra parasitas intestinais ou realiza alguma necessidade nutricional insatisfeita, incluindo entre elas a falta de fibra.

E, portanto, também existe a possibilidade de que os cães simplesmente comem grama porque gostam do sabor ou da textura. Estes animais parecem desfrutar de seu hábito e não sofrem nenhuma efeito nocivo por isso. A grama não parece trazer algum dano, obviamente, desde que não contenham herbicidas ou outras toxinas.

No entanto, muitos acham que os cães não conseguem digerir a pastagem, visto que não têm as enzimas necessárias para romper as fibras. Por isso, existe pouco valor nutricional para eles.

Alguns animais também podem desenvolver uma forma de transtorno obsessivo compulsivo e se tornam obsessivos com mastigar a pastagem, mas isso é relativamente raro.

Devo deixar o cão comer grama?

Cachorro fazendo exercício com dono

Se você tem dúvida de que seu cão está comendo grama porque está entediado, preste atenção, porque isso pode significar que ele não está realizando exercício suficiente.

Para melhorar essa conduta, faça algumas atividades divertidas. Trate de jogar um disco voador, brinque com algum jogo interativo ou compre um brinquedo resistente como para mantê-lo ocupado.

Sobre a possibilidade desse tipo de comportamento ser causado por uma deficiência nutricional, a mudança para uma ração melhor, especialmente rica em fibra, pode ajuda a aliviar o problema.

Finalmente, embora a maioria dos profissionais concordem que comer grama mesmo não é prejudicial, tenha em mente que comer plantas com herbicidas ou pesticidas faz mal e pode ser muito tóxico para o seu animal.