Descubra se o seu gato está irritado

Embora os gatos sejam seres tranquilos e com a fama de não se importarem muito com o que acontece ao seu redor, existem situações que podem perturbá-los e provocar reações extremas. Hoje vamos contar para você os sinais que indicam que o seu animal está irritado.

Principais causas de irritação do felino

Um gato irritado é, de forma geral, um animal que sente medo por uma situação específica da qual acredita não poder escapar. É então que ele considera como uma opção atacar para se defender.

gato agressivo

Mas um gato irritado sempre dá sinais de seu humor. Por isso é muito importante que você saiba interpretar sua linguagem corporal para evitar incômodos para você, outras pessoas e animais de estimação e, consequentemente, para o seu felino.

As principais causas do medo e que podem desencadear comportamentos agressivos nos gatos — sobretudo se eles não foram socializados adequadamente desde filhotes — são a presença de pessoas ou animais estranhos, ruídos fortes e lugares desconhecidos. Às vezes não será possível identificar com tanta facilidade o que está irritando o seu bicho de estimação. Paciência.

“Se o seu gato está irritado, pode até mesmo agir com agressividade, principalmente por causa do medo que ele sente. Por isso é importante conhecer os sinais que indicam que o bichano está com raiva ou medo.”

Sinais de que seu gato está aborrecido

Entre os sinais que indicam que o seu gatinho está aborrecido, sente medo ou pode chegar a atacar, destacam-se:

  • Costas arqueadas.
  • Pelos arrepiados ao longo da espinha.
  • Miados agudos e bufadas.

Esses comportamentos são inatos e servem para que o gato aparente ser maior do que é e, assim, intimidar um possível agressor. Lembre-se também de que um felino pode, em poucos segundos, ir da mais absoluta calma para o aborrecimento ou medo.

Outros sinais que indicam irritação

Outro sinal de alerta que você deve observar é quando o animal move rapidamente a cauda. Nesse caso, ao contrário dos cães, está demonstrando irritação.

Observe bem os gestos do bichano. Se as pupilas dele estão dilatadas, aponta os bigodes para frente e as orelhas estão abaixadas e viradas para trás, é quase certo que ele está decidido a atacar se considera que não pode fugir da situação. Se ele abre a boca e mostra os dentes, é melhor se afastar para evitar que ele morda ou arranhe você.

Nesses casos, o melhor é deixar o animal sozinho por alguns instantes até que ele fique mais tranquilo. Se as situações de medo e irritação de seu bicho de estimação persistirem, não hesite em consultar um veterinário.

Alguns fatos sobre o aborrecimento e o medo dos gatos domésticos

gato irritado

Quando o seu amigo ronronador estiver amedrontado ou irritado, é bom levar em conta alguns dos fatos a seguir:

  • Se a causa do comportamento temeroso ou agressivo de seu gato for causado por um novo animal de estimação em casa, lembre-se de que as “apresentações” devem ser feitas aos poucos.
  • Nunca deixe uma criança sozinha com um felino. O pequeno pode fazer coisas que irritam o animal, como puxar a cauda.
  • Se o seu peludo está doente ou com dor, também pode apresentar comportamentos agressivos.
  • Um gato vítima de maus-tratos, sobretudo filhotes, podem se tornar adultos medrosos ou agressivos.
  • Conforme envelhecem, os felinos — assim como humanos — vão perdendo a paciência e se irritam com mais facilidade do que antes.

Como agir diante de um gato aborrecido e medroso

Não tente acariciar e muito menos segurar o seu gato se ele mostrar sinais de raiva ou medo. A coisa mais segura a fazer é se afastar. Respeite o ritmo do bichano e deixe que ele se tranquilize aos poucos.

O ideal é que o gato conte com um espaço próprio em casa onde possa se sentir seguro e se esconder quando se intimidar por alguma situação.

E lembre-se: não pressione ou repreenda o seu bicho de estimação quando ele estiver irritado ou amedrontado. Deixe que ele se recupere e tente encontrar uma forma de evitar os maus momentos ou, conforme o caso, ajude-o com paciência a enfrentar o que o assusta e aborrece.