Como deve ser a cama de seu cão

Como deve ser a cama de seu cão

A cama é um dos principais fatores que ajudam ou dificultam o nosso descanso, além do nosso humor e da nossa personalidade. Para o seu animal de estimação, também é importante ter um lugar confortável para dormir. Agora, é possível que você tenha escolhido um lugar e preparado uma cama para o seu cão, mas ele nunca vai até lá. Sabe por quê?

É hora de aprender como fazer a cama ideal para o seu animal. Um lugar onde ele possa descansar e onde não tenha frio no inverno e nem calor no verão. Tanto o ambiente quanto a cama em si são importantes para que o cão fique confortável. Vejamos primeiro como escolher a cama correta.

Não erre ao escolher a cama para seu cão

Cachorro deitado em sua caminha

Existem diversos fatores que você deve considerar antes de escolher a melhor cama para o seu peludo. Deve ser uma cama redonda ou um colchão? Grossa ou fina? É melhor apenas um cobertor? Grande ou pequeno? Veja o que você deve saber para fazer a escolha certa.

O tamanho

Se o seu cão é um filhote ainda, talvez você esteja pensando em comprar uma cama grande, que também lhe sirva quando ele crescer. Esse é um grande erro. Os cachorros gostam de se sentir cercados, protegidos e seguros, e isso não será possível se na cama de seu animal cabem 7 ou 8 como ele. Você deve escolher para seu bicho uma cama que seja adequada ao tamanho dele, mesmo que isso signifique mais gastos no futuro.

Se o seu cachorro é grande, você deve escolher uma cama adequada ao tamanho dele, mas não muito grande. Ele deve ser capaz de se deitar enrolado, sentindo-se como se a cama o estivesse abraçando.

A posição de dormir

Há cães que dormem enrolados, outros esticados e alguns nem de um jeito e nem de outro. Observar a posição em que seu bichinho de estimação dorme é essencial na hora de escolher um lugar para ele dormir, já que, de acordo com a posição, ele necessitará de mais ou menos espaço.

Se ele dorme enrolado, escolha uma cama redonda. Você pode descobrir o tamanho exato de que precisa medindo desde a ponta da cauda do animal até o pescoço, assim saberá a largura ideal para a cama de seu cão.

Se o seu animal dorme esticado, meça da cabeça até as patas traseiras e escolha um colchão que não deixe sobrar nada do corpo dele. Essa será a cama ideal para o seu cachorro.

Personalidade de seu cão

Se o seu animal de estimação é medroso, talvez ele precise de um lugar onde consiga se sentir totalmente protegido, especialmente durante o sono, que é quando se sentem mais indefesos. Para ele, escolha uma cama em forma de iglu, onde o animalzinho poderá entrar e se sentir completamente seguro. Até onde sabemos, só são produzidos modelos como esse para cães pequenos.

Acerte ao escolher o lugar da cama de seu cão

Cachorro deitado

O lugar onde você coloca a cama do cão é extremamente importante. Como escolher sem errar? Muito simples: observe seu animal. Por que digo isso? Você verá, está comprovado que os cães têm a capacidade de reconhecer, através de sua temperatura corporal, quais são os lugares mais quentes ou frios.

Por essa razão, eles escolhem o lugar mais quente no inverno e o mais frio no verão. Fique atento a isso e coloque a cama para seu animal no lugar que ele mesmo tenha escolhido.

Pode ser que o seu bichinho de estimação não goste de se sentir sozinho e busque um lugar em seu quarto ou perto de você para se sentir acompanhado e protegido… se assim for e você estiver de acordo com que ele durma perto de você, coloque sua caminha em seu quarto.

Não importa a cama escolhida, certifique-se de que não seja muito dura e que o animal sinta-se confortável nela e poderá descansar bem. Para sua conveniência, verifique se a cama é fácil de lavar e faça isso pelo menos uma vez por semana ou, no máximo, a cada quinze dias, para que seu amigo de quatro patas tenha um lugar sempre limpo para descansar. Tente fazer com que isso coincida com o banho de seu cachorro, assim ambos estarão limpos ao mesmo tempo.

Assim como acontece conosco, o humor dos cães também é influenciado por uma noite de sono ruim, podendo causar apatia, aborrecimento e até mal humor.