Devemos pendurar sinos em nossos gatos?

As imagens de gatos com chocalhos no pescoço têm circulado na crença popular por um longo tempo. Não é raro ver fotografias ou pinturas, ou em ilustrações de histórias, gatos com sinos. No entanto, o uso de sinos nos gatos está cada vez mais condenado. Aqui vamos explicar por que você não deve colocar um sino em seu gato.

Antecedentes literários

chocalho-gato-2

Muitos devem estar familiarizados com a fábula de Lope de Vega que deu origem a toda esta história de pendurar sinos em gatos.

A fábula conta a história de um grupo de ratos que viviam em uma casa e não conseguiam sair da toca para procurar comida, porque na casa também vivia um gato, excelente caçador que matou muitos roedores que ousaram deixar a toca.

Depois de muitas conversas e discussões, os ratos concluíram que, para sair sem ser devorados pelo gato, eles deveriam encontrar uma forma de saber onde o gato estava em todos os momentos.

Então um rato sagaz teve a ideia de colocar um sino no gato e localizá-lo através do som.

No entanto, quando chegou a hora de pendurar o sino, nenhum rato se atreveu a tentar.

A moral desta história é que é mais fácil falar do que fazer, mas a fábula tem levado à utilização de sinos em gatos domésticos por muitos anos.

Quais são as vantagens do chocalho?

chocalho-gato-3

Em primeiro lugar, vamos ver quais são as razões que você tem para colocar um sino em seu gato.

A primeira é que os proprietários gostam de usá-lo como um localizador para descobrir onde o gato se encontra.

Os gatos são animais muito secretos, de modo que o sino funciona como um pager ou GPS, permitindo que os donos saibam onde estão seus gatos.

Outro dos usos mais comuns para sino de gato é, como na fábula, informar as presas em potencial (aves e / ou ratos) da aproximação do gato.

Assim, as presas podem escapar e não são mortas pelos gatos, cujos donos estão tentando alimentar com ração e querem evitar que outros alimentos entrem na dieta de seus felinos.

Quais são as desvantagens do chocalho?

O sino pode ser muito bonito em um gato, mas tem muitas desvantagens para ele. A primeira é o ruído.

O chocalho não é apenas repetitivo e irritante para o dono, mas também pode ser prejudicial para a saúde do gato.

Quando o sino está perto do pavilhão auricular, o gato está sob estímulos constantes, que vão fazer perdê-lo a acuidade auditiva ou mesmo ficar surdo, se o sino for grande e soar mais forte.

Além disso, o sino pode alterar o humor do gato.

Os gatos são animais calmos e secretos, mas facilmente se assustam diante de ruídos. O som contínuo pode irritar o gato e causar estresse.

Sem falar que o sino é desconfortável. Muitos gatos tentam removê-lo ou mordê-lo. Alguns até mesmo aprendem a segurá-lo na boca para evitar que emita som.

Além disso, como é um ornamento antinatural, o gato não pode se coçar ou caçar em paz sem ter o som do sino o acompanhando.

Quais são as opções de colares para gatos?

Há muitas opções de colares para os gatos, começando com qualquer um que não faça barulho.

Se você quiser que o seu gato use uma coleita, não há problema, mas ele pode achar que é desconfortável.

As coleiras podem identificá-lo, servirem como antiparasitários, serem estéticas, ou portar um chip eletrônico, mas elas não têm que conter um sino.

Apenas certifique-se de não apertá-la demais no pescoço do gato e de que ela não se enrosque em nada.

Além disso, a tecnologia avançou de forma incrível e deve haver coleiras para gatos com localizador que podem ser rastreados a partir do celular.

E se não houver, é hora de alguém inventá-las. De qualquer forma, se você se sente mais seguro vendo o seu gato com o sino, você poderá colocá-lo apenas alguns minutos por dia.

Então ele não vai se importar e você terá a segurança de vê-lo com sino. Todo mundo feliz.