Devo ensinar meu cão a comer devagar?

Como ensinar seu cão a comer devagar

Os cães, às vezes, desenvolvem hábitos que podem nos surpreender. Entre os mais comuns, está o comer de forma desenfreada. Para responder às preocupações de muitos cuidadores, neste artigo nós discutiremos as vantagens de ensinar seu cão a comer devagar.

O apetite do nosso pet é sempre causa de preocupação, porque o apetite é um dos principais sintomas de alarme para muitas doenças. No entanto, engolir rápido demais pode causar algumas dificuldades gástricas que é melhor evitar.

Possíveis problemas que o seu cão poderá desenvolver

  • Engolindo rápido, o cão normalmente não mastiga corretamente, ou faz de qualquer jeito, diminuindo e prejudicando o processo de digestão.
  • Por consumir o alimento mal mastigado e, com isso, dificultar o processo de digestão, o corpo acaba por não assimilar os nutrientes que o cão come.
  • Há um risco de asfixia.

Cão doente

  • Ele poderá começar a sofrer de bloqueio do sistema digestivo, produto de pedaços de comida muito grandes entrando no intestino.
  • Se o comedouro é profundo e o cão “escava” a comida e a água, ele poderá broncoaspirar a comida e desenvolver problemas pulmonares.
  • O cão engole, junto com a comida, grandes quantidades de ar, que acabam se acumulando no estômago gerando gases, cólicas e outros problemas digestivos.

Não está provado se a torção gástrica ocorre devido ao acúmulo de gases ou se eles se acumulam devido a torção, mas nunca é demais prevenir. A torção gástrica é uma complicação grave, mais comum em cães de grande porte, que poderá levar o animal à morte em poucos dias.

Como ensinar o seu cão a comer devagar

Esta é uma situação a qual você deve prestar atenção, com um pouco de paciência e treino você poderá conseguir fazer com que o seu cão coma devagar. A primeira coisa que você deve ter em mente é tentar determinar as causas que desencadeiam o hábito.

Isto pode ter várias razões, então antes de tomar uma ação corretiva, você deve tratar a raiz do problema. Alguns possíveis catalisadores são:

Fome

Se o seu cão come somente uma vez por dia, mesmo se for uma porção farta e por mais que ele esteja acostumado a comer dessa forma, passando o dia com apenas uma porção de ração, é certo que na manhã seguinte ele estará com fome e devorará rapidamente tudo o que você colocar em seu comedouro.

É preferível dar pequenas porções várias vezes ao dia, geralmente três. Lembre-se que a alimentação dos cães varia de acordo com a idade, portanto, tenha isso em mente antes de definir o horário das refeições.

Estabelecer horários para bebidas

Os cães também costumam beber água muito rápido ou excessivamente, então a melhor coisa é estabelecer um cronograma de bebidas para evitar saturar o estômago de seu animal. Uma boa estratégia para alcançar este objetivo é servir sempre água fresca, de preferência não após as refeições, e retirar o bebedouro assim que eles tomarem a água.

Tenha em mente que se você passa muito tempo longe de casa, a melhor coisa a fazer é deixar o bebedouro com água fresca; assim, ele poderá se hidratar quando você não estiver.

Cão comendo

Comedouros especiais

Se o seu cão é alimentado várias vezes ao dia e, ainda assim, come muito rápido, a melhor coisa que você poderá fazer é comprar um comedouro especial para corrigir este problema e estimulá-lo a comer devagar.

Este tipo de comedouros estão facilmente disponíveis em lojas de animais e têm um design que deixa apenas um pequeno acesso para o alimento, forçando o cão a comer devagar.

Evite a competição

Quando você tem vários animais de estimação, o problema pode ser que o seu cão compita para comer mais rápido e evitar, assim, que a comida lhe seja “roubada”.

Para corrigir isso é melhor que você alimente seus cães separadamente, de preferência em espaços diferentes, onde não sejam incomodados, então eles não irão se sentir ameaçados uns pelos outros, e farão as refeições com mais tranquilidade.

É importante também que, se você tiver crianças em casa, que ensine a elas que não devem incomodar o cão enquanto ele come, porque isso também poderá ser um catalisador para o comportamento do cão de comer rapidamente.