Devolver a bola: como ensinar ao seu cão

devolver a bola

Devolver a bola quando ela é jogada por você é uma das atividades mais divertidas que você pode praticar com o seu cão, além do mais, isso ajudará o seu amigo de quatro patas a se exercitar e a desenvolver a inteligência.

Se você quer que o seu cão aprenda a devolver a bola, você terá que realizar uma série de passos necessários para isso. Estes são os passos mais importantes.

Faça com que ele procure a bola

Cachorro brincando com bola

Para iniciar este divertido processo de aprendizagem, a primeira coisa que você deverá fazer é ensinar o seu cão a procurar a bola; o que é um adestramento simples que consiste apenas em fazer com que o cão comece a sentir interesse por este objeto, já que a chave para todas as coisas é que o cão se sinta entretido e à vontade com o que você queira lhe ensinar.

Para captar a atenção do cão pela bola, a primeira coisa que você deverá fazer é brincar vários minutos com a bola sem jogá-la, em nenhum momento. Faça-a quicar várias vezes no chão, deixe que o cão a cheire, agite-a em seu focinho e finalmente deixe que ele a agarre para que ele se familiarize e comece a se interessar por ela.

Uma vez que tenha conseguido isto, deixe o seu cão sozinho por um momento com ela, em seguida você poderá tirar a bola dele e brincar por mais alguns minutos, isto fará com que o seu cão deseje a bola com muita ânsia

Ordene ao seu cão que agarre a bola

Quando seu cão tiver aceito o objeto e se familiarizado com ele, você deverá aproveitar para dar o passo seguinte, que consiste em deixar que ele agarre a bola unicamente quando você indicar isso, mediante uma ordem, o que em realidade é uma das atividades mais importantes que você deverá realizar para que ele aprenda a jogar este divertidíssimo jogo.

Você deverá levar em conta que quando fizer isto, existe a possibilidade de que o seu pequeno amigo de quatro patas não agarre a bola de maneira instintiva, o que é algo que facilmente poderá ocorrer e que não representa nenhum tipo de erro ou situação indesejada.

Quando isto ocorrer, a única coisa que você tem que fazer é incitá-lo, pressionando brandamente a parte superior e inferior de sua mandíbula para que ele abra a boca e, em seguida, você coloca a bola nela.

Uma vez que o seu cão tenha conseguido acatar a ordem, é muito importante lhe recompensar e lhe felicitar a cada vez que ele fizer corretamente o processo, já que isto permitirá que ele repita o processo permanentemente.

Ensine-o a soltar a bola

Aqui, neste ponto, é importante assinalar que este é o passo que mais irá requer paciência, já que se trata do passo que costuma ser o mais difícil para muitos donos.

Quando seu pequeno amigo aprender a agarrar a bola quando você pedir, fazer com que ele a solte costumar ser um pouco mais complicado, já que é algo que confunde o cão, por ele não entender o porquê de em um momento você lhe ordenar uma ação, para logo em seguida lhe pedir justamente o contrário.

A melhor maneira de obter isso é estender a sua mão diante de seu focinho enquanto ele tem a bola e, em seguida, lhe ordenar que a solte, já que desta forma você conseguirá que ele o faça por si só, o que é extremamente importante se você deseja que este adestramento se dê de forma correta.

É extremamente recomendável que você nunca tente lhe tirar a bola quando ele estiver com ela na boca, pois isto o faria entender que uma vez que a bola se encontre em seu focinho, você irá a tirar dele.

Ainda que, a princípio, você possa não se importar, no decorrer do processo será importante ter muita paciência até que seu pequenino amigo aprenda a soltá-la por si mesmo

Lançar a bola e devolver a bola

devolver a bola

Uma vez que o seu cão tenha aprendido a agarrar e a soltar a bola, você deverá, então, lançá-la para logo lhe ordenar que busque e para que possa, em seguida, lhe devolver a bola.

Para isto é muito recomendável escolher um lugar amplo para praticar esta atividade com seu companheiro, já que desta maneira ele se sentirá mais livre por ter espaço para se mover. Embora no início do processo o seu cão poderá não ir buscar a bola, sempre siga estes passos:

  • Faça com que ele se sente.
  • Deixe que ele brinque sozinho, por um momento, com a bola.
  • Faça com que ele a solte.
  • Jogue-a.

Quando tiver completado estes quatro passos, o seu cão procurará com muita emoção a bola e irá descobrir um novo jogo que certamente ele irá gostar muito.

Créditos da imagem: Vorderstraße.