Dez conselhos para o pós-parto de uma cadela

O cuidado com o pós-parto de uma cadela principiante é fundamental. Os primeiros passos serão o cuidado com a sua higiene depois do parto e da cama em que for descansar com os seus filhotes.

Além disso, a cadela, durante o pós-parto, deve ser separada de outros cães adultos que possam transmitir doenças ou parasitas. É também muito importante alimentá-la com ração para filhotes, já que possui um elevado valor energético e proteico.

As mamas da mãe podem desenvolver mastite e, por causa disso, é preciso prestar atenção todos os dias durante o período do pós-parto de uma cadela para proporcionar a tranquilidade que ela necessita.

Primeiros passos do pós-parto de uma cadela

reprodução

Após o parto, a primeira providência a tomar é manter limpo o lugar onde o animal deu à luz, pois nesse local descansarão a mãe e os seus filhotes. Esse espaço tem que ser mantido sempre limpo. Uma boa ideia é dar um banho com água morna na cadela para ela poder ficar limpinha e relaxada. Essa higiene irá reduzir o risco de infecções procedentes de bactérias, tanto na mãe como nos filhotes.

Além disso, a nova mamãe vai ingerir pedaços da placenta e outros restos orgânicos originados durante o partoA falta de higiene pode ser um foco de infecções. 

A mastite

Uma mastite canina diagnosticada a tempo pode ser tratada com compressas de água quente e com a assistência de um bom veterinário, para evitar que o problema se agrave. Os dentes de leite dos filhotes da cadela irão aparecer por volta de um mês de idade. Por isso, para evitar as feridas nas mamas da mãe, temos que prestar atenção para que os pequenos se amamentem de uma forma um pouco menos agressiva.

Alimentação

Quando os filhotes já estiverem com todos os seus dentes de leite, será o momento de iniciar progressivamente a alimentação sólida canina com produtos sólidos específicos para eles. A vantagem é que isso vai acostumar o filhote a um futuro alimento e, ao mesmo tempo, vai afastá-lo da mãe para que as suas mamas não sejam machucadas. 

Para a recuperação de uma fêmea canina que acaba de parir, uma ração de qualidade é o alimento ideal mais adequado, já que é rico em calorias e em proteínas. A tigela da cadela deve estar sempre com comida para que o animal se alimente quando estiver com vontade, nos momentos em que os filhotes o permitirem, entre os intervalos da amamentação.

A água também é um elemento fundamental. A hidratação da cadela é muito importante, pois, dentre outras coisas, ajuda na produção de leite para alimentar os filhotes. 

A tranquilidade da mãe

Assim como ocorre nos seres humanos, com as mães e os recém-nascidos, as cadelas e os seus filhotes também precisam de tranquilidade durante o período do pós-parto. A cama onde a mãe e as suas crias ficarão deve estar em um ambiente tranquilo, longe dos olhos dos seus donos humanos.

Além disso, durante o pós-parto, se houver muitas visitas de pessoas que queiram ver os filhotes, a cadela poderá ficar nervosa. O ideal é deixar o animal tranquilo e respeitar a intimidade de todos os filhotes.

O parto cesárea

Quando o parto dos filhotes necessitar de cesárea, a cadela irá precisar de alguns cuidados específicos para que a ferida cirúrgica cicatrize de forma adequada.

filhotes

Foto: barbievoltios

É fundamental limpar a ferida com um bom desinfetante diluído em água e manter a cicatriz seca. É muito importante também evitar que a cadela lamba ou toque no curativo, o que pode ser evitado através de muitos artigos que existem no mercado.

Outros conselhos que podem ajudar a mãe depois da cesárea são evitar que a cadela amamente os filhotes devido ao risco de danos à ferida. Além disso, pode ser que a fêmea rejeite os seus filhotes depois do procedimento. Se isso acontecer, você deverá alimentar os filhotes com leite especial e mamadeira.

É importante levar em consideração que essa rejeição pode originar-se, além da cesárea, devido a outras razões. Às vezes, não é possível descobrir com clareza a origem do motivo. Nesses casos, os donos terão que se ocupar da alimentação das crias com mamadeira e com outros artigos, para que os filhotes cresçam saudáveis.