O dia do cão no escritório, nos EUA

cão no escritório

Em Meus Animais já falamos em algumas ocasiões sobre o PetFriendly, um novo método que muitas empresas de todo o mundo estão implementando para ajudar seus trabalhadores a reduzir o estresse e, desse modo, ajudá-los também a serem mais eficientes em seu dia a dia. No que consiste este dia em que a presença do cão no escritório é permitida?

Saiba mais sobre o PetFriendly, cão no escritório

Quando foi aprovada a possibilidade de se ter o cão no escritório, não se sabia muito bem como isto iria funcionar, mas o certo é que os resultados foram excepcionais.

cães-no-escritório

Os Estados Unidos foram o país pioneiro no desenvolvimento desta prática, que consiste em permitir que todos aqueles que têm cães possam levá-los ao trabalho. Desse modo os cães não ficam sozinhos em casa enquanto seus donos trabalham e seus donos não ficam preocupados com seus amigos peludos.

Os resultados foram que o resto dos trabalhadores que não tinham cães desfrutavam muito da companhia dos animais de estimação de outros e, inclusive, isso lhes ajudavam a reduzir o estresse.

A Affinity foi a empresa que promoveu este curioso projeto, provando assim que qualquer situação com um cão ou com um gato é melhor.

Depois de uma boa temporada testando este sistema e graças a seus bons resultados, a cada ano se celebra o Dia Internacional do cão no escritório, uma homenagem aos animais de estimação que, dia após dia, melhoram um pouco o humor nos locais de trabalho.

Este dia foi promovido pelo Reino Unido e logo depois instaurado nos Estados Unidos, que escolheu o dia 24 de junho para fazê-lo, ou a sexta-feira mais próxima dessa data. Nesse dia, todos podem levar seus animais de estimação ao escritório, embora a Fundação Affinity pretenda que esse seja um costume que se estenda por todo o ano.

Estudos demonstram os benefícios

Uma universidade da Virginia, nos Estados Unidos, deixou claro o fato de que os animais no ambiente de trabalho promovem uma melhor colaboração no ambiente trabalhista e reduzem enormemente o estresse.

É por isso que grandes empresas americanas, como a Amazon, o Google e a Ben & Jerry’s permitem que seus empregados levem seus cães para o escritório durante todo o ano. Porém, esta não é uma prática comum em pequenas empresas.

Nas empresas onde os animais de estimação são permitidos, se criou uma Doggy Zone, onde os cães podem ficar caso eles fiquem um pouco nervosos e onde, além disso, podem desfrutar da companhia de outros cães dos empregados.

E os benefícios não são apenas para as pessoas, pois os animais que vão com seus donos ao escritório também se socializam melhor e isso favorece o bem-estar. Isto lhes permite evitar o estresse por terem que ficar em casa sozinhos e a ansiedade de aguardar o retorno de seus donos.

E é criado o Dia Internacional do Cão

quantos-cães-ha-no-mundo

Por todos estes benefícios e muitos outros, como já lhes dissemos antes, todos os anos, em 24 de junho, celebra-se, nos Estados Unidos, além de em outros países, como a Espanha, o Dia Internacional do Cão.

Nos Estados Unidos, onde só é comum a presença dos cães nos escritórios das grandes empresas, os animais de estimação podem ir a todos os locais de trabalho com seus donos, sendo isto algo que os próprios donos das empresas não podem proibir. Pelo menos não nesse dia…

Celebrar este dia tem como objetivo, além de homenagear os cães, difundir os enormes benefícios que os animais de estimação trazem às pessoas, e, portanto, também às empresas.

Desse modo se tenta obter que grandes e pequenas empresas permitam a seus empregados que seus animais de estimação os acompanhem no escritório. Mas será que isso um dia irá ocorrer? Esperemos que sim!

Fonte da imagem principal: www.abc.es