Dicas para ajudar o seu cão a comer mais devagar

Os cães são verdadeiros comilões, mas não podemos deixar que o apetite leve-os a ter problemas de saúde. O melhor é adotar uma lista de precauções no momento em que eles se alimentam, especialmente para ajudá-los a comer mais devagar.

De fato, se seu cão come com vontade, isso é um bom sinal, visto que o sintoma de maior preocupação em animais de estimação é a falta de apetite.

No entanto, se seu cão come muito rápido um prato poucos segundos após ter sido servido, pode se tornar uma situação problemática, porque ao engolir tão rápido, ele ingere também muito ar, que pode provocar uma distensão estomacal.

A distensão estomacal nos cães tem diferentes graus de gravidade, visto que o estômago inflama-se em excesso e o ar parado pode gerar muita dor ao cão. 

Este é um aspecto que você deve prestar atenção, especialmente nos cães grandes, porque estes tendem a sofrer de torção gástrica, que ocorre quando o estômago é contorcido, causando o estrangulamento dos vasos sanguíneos e de órgãos que são comprometidos na torção.

Está é uma das emergências veterinárias mais delicadas, já que pode produzir a morte do cão em questão de horas ou dias.

Apesar de não serem conhecidas as causas exatas da torção gástrica, é sabido que um fator incidente é a presença excessiva de ar no trato digestivo, então damos algumas ideias sobre como evitar que seu cão ingira alimentos muito rápido.

As porções pequenas são as melhores

Ração para cães

 

Em vez de alimentar seu cão uma vez ao dia com uma porção grande, o melhor que você pode fazer é dar-lhe porções de comida menores várias vezes ao dia. Isso fará que seu cão tenha a sensação de estar cheio durante todo o dia.

Isto beneficiará muito a digestão e evitará que fique muitas horas com o estômago vazio. A principal razão que os cães atacam o prato de comida é por ficarem muito tempo sem comer nada, portanto, no momento em que são servidos, encontram-se famintos.

O aconselhável é alimentar o cão entre duas a três vezes ao dia. No entanto, você deve ter em mente que não deve deixar a comida ao alcance dele durante todo o dia, visto que isso também não será bom para ele.

Compre os acessórios necessários

Filhotes comendo

 

Atualmente, no mercado, é possível encontrar uma grande variedade de produtos desenhados para corrigir esse tipo de comportamento.

Recomenda-se adquirir pratos para cães que comam rápido, que são pratos especializados que, de certa forma, impedem o acesso imediato à comida, fazendo que estes, obrigatoriamente, tenham que comer mais devagar.

Outra forma de fazer que seu cão coma mais devagar é comprar um brinquedo para preencher.  Diferente dos pratos, estes brinquedos servem para encher de comida, apresentando certo nível de desafio para o cão, que deve descobrir qual é a maneira adequada de obter o conteúdo do brinquedo.

Inclusive, você pode desenhar os próprios brinquedos caseiros do seu bichinho.

Evitar que beba água em excesso

Como acontece com o excesso de alimento, o excesso de água, especialmente depois de comer, pode fazer que o animal encha o estômago, gerando diferentes problemas, entre eles a regurgitação.

O melhor é que você sirva só um pouco de água, depois de cada refeição, e que depois de beber retire o recipiente durante duas horas. Depois dele ter repousado, você pode dar-lhe a quantidade de água normal.

Se você tem vários cães

A competência entre eles faz com que desenvolvam alguns costumes que não são muito saudáveis, por isso o melhor é que, se você tem mais de um cão, os alimentos sejam separados. Dessa maneira, eles comerão com calma, sem necessidade de se preocupar com que o outro animal vai lhe roube a comida.

Prato no alto para cães grandes

Isso não te ajudará a fazer com que ele coma devagar, mas evitará que consuma ar de mais e que se acumulem gases no estômago.

Por isso, para os cães de tamanho grande, é aconselhável não deixar o prato diretamente no chão. É melhor colocá-lo sobre uma base ou sobre uma mesinha para que a comida fique mais próxima do alcance dele, devido ao porte do animal.