Dicas para limpar as orelhas do seu cão

O ouvido é um dos mais importantes órgãos do cão, não apenas pela sua extraordinária capacidade auditiva, mas também pelo tempo de resposta e equilíbrio. Uma das maneiras de manter a orelha do seu animal de estimação saudável é através de uma boa higiene, então preste atenção a estas dicas para limpar as orelhas do seu cão.

Limpar as orelhas do seu cão, e mantê-las limpas, é importante pois quando elas estão sujas podem se tornar um foco de infecção e impedir a passagem de ar para os ouvidos, o que acaba afetando consideravelmente a audição.

As orelhas devem ser limpas pelo menos uma vez a cada 2 semanas (embora em cães com orelhas em pé, seja aconselhável fazê-lo uma vez por semana) e quando você já estiver acostumado a limpá-las, torna-se uma rotina simples que não causará grande desconforto para seu animal de estimação.

Análise preliminar

Como limpar as orelhas do seu animal de estimação

Antes de limpar as orelhas do seu cão é aconselhável fazer uma verificação preliminar e procurar por sinais que indiquem que exista algum problema. Então tenha em mente o seguinte:

  • Se seu cão abana a cabeça de forma anormal ou coça os ouvidos com insistência, isto pode sinalizar que ele está sofrendo de alguma infecção. A otite média produz coceira no canal auditivo, portanto o cão vai coçar para tentar aliviar o desconforto.
  • A cor do canal interno do ouvido, quando saudável, é de um rosa pálido. Se estiver apresentando corrimento, parecer irritada, inchada, vermelha ou sangrar, é sinal de infecção ou de alguma outra doença.
  • Apalpe as orelhas do seu cão em busca de lesões, as inflamações, às vezes, estendem-se para o lado de fora do canal auditivo e causam dor.
  • Perceba se seu cão aparenta sinais de dor quando você toca as orelhas ou a cabeça dele.
  • Mau cheiro nos ouvidos ou no canal auditivo. Um ouvido saudável não cheira mal, portanto isso é um sinal de alerta.
  • Acumulação excessiva de cera de cor preta.

No caso de seu animal de estimação apresentar um ou mais sinais destas sintomas, é conveniente que você faça uma limpeza e leve-o imediatamente ao veterinário.

Limpeza da parte externa da orelha

Limpe a parte externa da orelha, que geralmente é peluda; isso não implica maior dificuldade. Use um pano umedecido em água morna com um pouco de shampoo, o mesmo que você usa para banhá-lo regularmente.

Esfregue suavemente, aproveitando para fazer uma relaxante massagem na área das orelhas e na cabeça. Você deve retirar o produto logo depois de ter concluído, para evitar irritação, e secar as orelhas com uma toalha.

Como limpar as orelhas dos cães

Limpeza do interior do ouvido

Para a limpeza do interior das orelhas você tem que ter mais cuidado, isso inclui a parte rosa do canal e as áreas internas da orelha.

Uma gaze é o material ideal para esta finalidade. Pegue um pequeno pedaço e envolva um dos seus dedos com ela, insira-a suavemente no ouvido do seu cão, tomando cuidado para não tocar muito fundo o canal do ouvido.

A gaze limpará as paredes das orelhas, removendo os restos de cera presentes nelas.

No caso de já ter se passado algum tempo desde a última vez que você limpou os ouvidos do seu animal, você pode umedecer a gaze com água morna, mas cuidado, não faça isso na área sem pelos ou na parte perto do canal auditivo.

A água pode causar infecção se penetrar no canal auditivo, a umidade cria um fértil terreno para diferentes microrganismos se desenvolverem.

Atualmente, no mercado, você encontra diversos produtos que facilitam a limpeza das orelhas, estes são específicos para dissolver a cera acumulada.

Eles vêm com um aplicador, então antes de passar a gaze você terá que pulverizar com o produto a parte interna das orelhas e massagear a base, de modo que o produto se espalhe bem.

Você não deve usar qualquer produto no seu animal de estimação sem antes consultar o veterinário, ainda mais se os produtos não forem específicos.

Algumas pessoas sugerem a utilização de soro ou vinagre, embora isso não seja recomendado porque estes produtos tendem a se acumular no canal.

Você também não deve inserir objetos como cotonetes, pois estes podem danificar severamente a audição do animal, causando surdez .

Assim que terminar a limpeza, recompense o seu cão se ele tiver se comportado bem, isso vai funcionar como um treinamento para as futuras limpezas.

Estas foram as nossas dicas para limpar as orelhas do seu cão.