Dicas para que a escovação do pelo do seu cão não se torne uma tortura

Um dos cuidados que temos que tomar com o nosso cão é na hora que vamos escovar o seu pelo. Se o animal tiver um pelo longo, essa tarefa pode ser muito trabalhosa, mas ela trará muitos benefícios para o cachorro. As vantagens serão que o cão irá dispor de um pelo mais limpo e brilhante, e o seu dono terá uma casa com uma presença menor de pelos.

Escovar o pelo todos os dias

Mesmo que leve um tempo, o hábito de escovar o animal diminuirá a quantidades de pelos na casa e irá ajudar a manter o lugar em melhor estado. É bom que o cachorro se acostume desde filhote que escovem o seu pelo. Dessa forma, quando o animal crescer, estará mais tranquilo e dócil durante a escovação.

 

Escovas para pelo

Uma escovação realizada da maneira correta é uma espécie de mensagem para o nosso animal de estimação. Mesmo que a princípio o cão fique inquieto, pouco a pouco, ele se dará conta de que isso traz benefícios para ele, e que chega até a ser relaxante.

Se o cão for pequeno, podemos colocá-lo no nosso colo e segurá-lo com delicadeza, mas de forma firme para que ele não saia. 

No caso dos cachorros grandes, é melhor que o dono se sente em uma cadeira ou em um banco a uma altura que possibilite pentear a parte superior do animal, e depois, o dono deve se sentar no chão para poder finalizar a escovação.

Benefícios da escovação do pelo

A escovação diária, além de reduzir a queda de pelo, também permite que você dê carinho ao animal, que você possa desembaraçar nós e verificar a pele do animal de estimação para se assegurar que ela esteja brilhante, saudável e sem parasitas externos. Além disso, esse hábito diminui o mal cheiro da pelugem do cão e permite que os efeitos da lavagem do pelo durem mais.

Se o cão possui um pelo curto, bastará escová-lo uma vez por semana. Por outro lado, os cães de pelo longo devem ser escovados todos os dias. Na primavera e no outono normalmente acontece a troca de pelo nos cães. Por isso, deve-se intensificar a escovação nessas épocas para diminuir a presença de pelos na casa.

A escova precisa ter cerdas naturais, e deve ser comprada em um Pet Shop. Existem escovas para todos os casos, para aqueles com pelo largo e pelo curto. É preciso selecionar a escova mais adequada para cada caso. Existem algumas em formato de luvas, e que são propícias para as raças de pelo curto.

Forma de escovar

Escovando cão

Para conseguir pentear o seu cão, é preciso seguir a direção de crescimento do pelo, começando pela cabeça, depois as costas, laterais, patas e, por último, penteando o rabo. Você deve pentear o cão de uma forma agradável e tranquila. No fim, você pode recompensar o animal com um biscoito ou qualquer outro petisco por ele ter se portado tão bem.

Primeiro, você deve dar um banho no seu cão utilizando um xampu adequado. O xampu feito para os seres humanos possui um pH diferente daquele que os cães necessitam. Recomendamos que você pergunte ao veterinário qual é o melhor produto para o seu animal de estimação. Se ele tiver algum problema na pele, ele provavelmente irá necessitar de um xampu especial.

A escovação irá começar pelo rosto. Mesmo que o animal não tenha muito pelo no rosto, a escovação ajuda que os pelos sequem mais rápido e que fiquem mais brilhantes. Atrás das orelhas podem se formar nós e, por isso, é preciso deslizar bem o pente nessa parte. Para fazer isso, segure uma das orelhas com a mão e, com a outra, vá penteando suavemente. A forma de pentear deve seguir aquela que usamos para manipular um pincel. Com essa técnica, você irá conseguir economizar um bom tempo.

Para desembaraçar os nós, aconselhamos utilizar a ponta do pente e, pouco a pouco, ir alisando os pelos até que os nós sejam eliminados. Além das orelhas, os nós podem se formar no rabo, nas pernas e nas axilas do cão. Você deve começar a pentear pelos extremos dos pelos e, depois, seguir trabalhando perto da pele.

Com esses simples conselhos, você irá conseguir pentear o cão de uma forma excelente e isso fará com que tanto ele quanto você fiquem muito mais felizes em uma casa livre de problemas ocasionados pela queda de pelo canina.