Dieta BARF – apta a todos os animais

A dieta BARF significa alimentar o seu animal de estimação com alimentos crus biologicamente apropriados, como ossos, ovos ou vegetais. Criada por Ian Billinghurst, um veterinário australiano, esta forma de alimentar os animais significa não dar ao seu cachorro ou gato comida processada. A dieta BARF, segundo seu mentor, é uma forma mais saudável de alimentar os seus animais de estimação. Uma maneira de alimentar o seu cachorro ou seu gato de forma saudável e nutritiva. Vamos conhecê-la?

Características da dieta BARF

BARF 2

Uma dieta biologicamente apropriada para um cachorro consiste em incluir alimentos que foram consumidos por seus antepassados selvagens. Portanto, este tipo de dieta incluirá coisas como carne de músculo, osso, gordura, carne de órgãos e outros tipos de alimentos que imitam o que seus antepassados comeram. Os cachorros modernos necessitam desse tipo de alimentos para preservar sua saúde.

A dieta BARF é muito prática, já que utiliza alimentos disponíveis no supermercado local. Os donos dos animais de estimação não precisam mandar seus cachorros caçar, já que esta dieta é uma forma de imitar, não de duplicar, a dieta evolutiva dos cachorros.

A ideia desta forma de alimentação não é devolver os animais à natureza. É impossível alimentar qualquer animal doméstico desta forma natural. Também não é viável que animais já domesticados vivam em condições naturais. A ideia não é que nossos animais de estimação morram de fome ou sejam atacados por outros predadores. Também não é privá-los de intervenções médicas, cirurgias, vacinas, antibióticos e medidas preventivas contra os parasitas externos e internos.

Estas condições naturais podem ser mortais para os animais de estimação e não é o que queremos para eles. O que sempre se espera é que a dieta e o seu ambiente como um todo maximizem a saúde dos nossos pequenos amigos. Uma dieta crua com alimentos biologicamente apropriados é uma boa opção para alcançar este bem-estar.

A dieta compõe-se de 60 a 80% de ossos carnosos crus, e 40% ou 20% de frutas e hortaliças, ovos e lácteos.

Vantagens da dieta BARF

BARF 3

Os princípios BARF são que os alimentos preparados contém alguns ingredientes que favorecem o surgimento de alergias e são prejudiciais para os cachorros. Os defensores da dieta BARF não acreditam que as mudanças nas fórmulas comerciais proporcionem uma nutrição adequada para seus animais. É por isso que animam os donos dos cachorros a experimentar uma ampla variedade de alimentos crus e julgar se seus animais parecem mais saudáveis e com mais energia, em comparação a uma dieta comercial.

Alguns cachorros com baixo consumo de energia, alergias, problemas de pele e outros sintomas aumentaram sua resistência graças à dieta BARF.

Dentes saudáveis e sem hálito ruim. Com este tipo de dieta seu animal de estimação melhorará seu hálito e não acumulará tártaro em seus dentes, ficando estes mais limpos e saudáveis. Você não terá que escovar seus dentes diariamente e não haverá problemas com sua arcada dentária.

Pele e pelo saudáveis. Talvez esta seja uma das principais mudanças que você irá perceber em seu bichinho. Os problemas de pele persistentes costumam desaparecer ou melhorar. Já não serão necessárias visitas ao veterinário, banhos medicinais, antibióticos ou injeções de cortisona.

A dieta BARF normaliza e fortalece o sistema imunológico dos animais, já que contém um bom balanço de ácidos graxos essenciais e reduz as doenças inflamatórias e infecções. Além disso, melhora a digestão e a absorção de nutrientes, maximizando a eficácia do sistema digestivo.

As fezes com cheiro ruim são resultado de uma digestão incorreta ou incompleta de nutrientes. Com a dieta BARF reduz-se o volume e o cheiro das fezes de seus animais, devido à melhora do ciclo digestivo tornando-o mais favorável.

Com este tipo de dieta seu animal de estimação perderá a gordura indesejada e conseguirá um aumento de massa muscular. Isto não só fará com que seu bichinho fique melhor, mas também favorecerá os níveis de duração e atividade de seu cachorro ou gato.

Finalmente, a possibilidade de contrair uma doença degenerativa é muito menor naqueles animais que consomem uma dieta do tipo BARF. As condições artríticas melhoram e você poderá ver uma maior mobilidade do seu animal. Isto possibilita que muitos animais domésticos adultos tenham melhores condições de vida do que aqueles que consomem alimentos processados.