Dogue Alemão: um gigante adorável

Mesmo que você adore cães, como se sentira se um cachorro grande, muito grande, corresse em sua direção? Ainda que fosse apenas um filhotinho, ficaria um pouco assustado, pois um animal de porte tão grande deixa todos um com um pouco de receio.

Agora imagine que esse é o maior cão do mundo. Teria medo? Pois fique tranquilo, o maior peludo do mundo, o Dogue Alemão, tem uma personalidade amável e falaremos um pouco sobre ele neste artigo.

Esse belo cão, também conhecido como Grande Dinamarquês, é o maior do mundo, mas o seu olhar gentil nos acalma quando o vemos ou quando ele se aproxima de nós. Vamos conhecer um pouco mais sobre as características e personalidades desta raça.

Características do Dogue Alemão

Não existe cão maior no mundo que o Dogue Alemão, que pode alcançar os 80 cm de altura se for macho e 70 cm se for uma fêmea. Apesar do grande tamanho, é um cão muito ágil e forte. Não é à toa que muitos dizem que essa raça é uma mistura da potência e agilidade do galgo e dos mastins ingleses.

O Grande Dinamarquês foi criado e educado para ser um cão de caça e guarda, ainda que com o tempo e bom treinamento tenha se convertido em um excelente animal de estimação em uma casa com ou sem crianças. Claro, se você quiser ter um desses como mascote, recomendamos que tenha um jardim ou terraço para ele.

Origem

dogue-alemao_parque

Foto: Bella e George Burton

A origem do Dogue Alemão não é muito conhecida, mas os registros existentes sugerem que os primeiros exemplares da raça datam do século XIII. A única coisa que sabemos com absoluta certeza é que surgiu na Alemanha. Alguns afirmam que o Dogue é uma mistura entre Buldogue Alemão e outros grandes cães de caça, o que explica o seu tamanho avantajado e incomum.

Ele apareceu pela primeira vez em uma exposição em Hamburgo, no ano 1876. Foi somente alguns anos depois que, por unanimidade dos juízes, reis e ministros, que recebeu o nome de Dogue Alemão, que significa grande alemão. Bastante apropriado, não?

Personalidade

Quem não se lembra de Scooby Doo? Esse cão cativante e que roubou o coração de todos com sua ternura e bondade não era nada mais, nada menos que um Dogue Alemão. Esse divertido desenho animado representa muito bem a personalidade do animal, pois ele não é mais do que um gigante engraçado e amigável.

Dizem que as aparências enganam e, no caos do Grande Dinamarquês, é a mais pura verdade. Enorme, porém dócil. Grande, porém ágil. Imponente, porém amável.

Embora os cães dessa raça fiquem mais reservados perto de estranhos, tentando proteger sua família, não são agressivos. De forma geral, não costumam latir, mas o farão se sentirem que algum tipo de perigo se aproxima.

São alegres, carinhos e brincalhões. Uma de suas maiores características é a inteligência, o que facilitará um bom adestramento.

Cuidados especiais

dogue_alemao_de_pe

Os únicos cuidados especiais de que o Dogue Alemão necessitará serão muito exercício e uma alimentação de qualidade e adequada ao seu tamanho. Cães dessa raça comerão muito, portanto esteja preparado para assumir o gasto.

A atividade física deve ser uma parte importante da vida do animal, pois com o tempo as articulações podem sofrer e, a curto prazo, pode ficar obesos.

Se o animal tiver que permanecer um tempo sozinho, certifique-se de que ele tenha espaço suficiente para correr e brincar. Não dedique apenas 5 minutos para que ele faça as necessidades quando saírem para passear. O Dogue Alemão precisa de muito mais do que isso. Se você está disposto a assumir os gastos e o esforço, vá em frente, encontrará um amigo leal e carinhoso nesse gigante canino.