O que fazer para que dois cães se deem bem?

O que fazer para que dois cães se deem bem?

Última atualização: 30 junho, 2016

Quando você tem um cão em casa, a vontade de adotar outro cresce a cada dia, é que uma vez que você tenha um animal de estimação e passa a conhecer o amor e a companhia que ele oferece, sempre quer mais. Outro fator pode ser que o fato de seu animal passar muito tempo sozinho enquanto você trabalha ou realiza outras tarefas, pode ser que você queira que ele tenha um companheiro. Agora, como fazer para que dois cães se deem bem? A seguir contaremos a você.

Ainda que, claro, lembre-se que isto não é tão fácil como parece, pois, todos os cães têm sua personalidade e elas são personalidade diferentes, portanto adaptar um ao outro talvez não seja tão fácil como gostaríamos. Mas o que poderia ajudar a fazer com que a convivência entre vários cães seja boa? Daremos alguns conselhos a esse respeito.

Para que dois cães se deem bem: a socialização

dois cães se deem bem

A socialização é fundamental para que a convivência entre dois novos irmãos caninos seja prazerosa e pacífica. Quando um cão está acostumado a viver só, é certo que com a chegada de outro ele se sentirá ameaçado.

Um cão deve estar acostumado a estar com outros cães, bem como com outras pessoas. Ele também deve saber que ele é um membro a mais de a família, mas que tem que acatar certas regras e normas.

Você tem que levar em conta que tipo de raça colocará em casa, pois, ainda que os cães sejam animais sociais de maneira inata, há algumas raças que não se dão bem com outras, por isso é recomendável que você se informe sobre isso antes de dar esse passo. Porém, se o cão que já está em casa está bem socializado e o que chegará é um filhote e você lhe ensinar a se socializar, é provável que não tenha nenhum problema.

Ainda assim podem surgir pequenas diferenças que você terá que aprender a solucionar. Por exemplo, pode ter disputas por carinho, e o que fazer nestes casos?

A batalha pelo carinho

É muito provável que ambos os cães queiram ter o carinho dos donos, portanto será primordial que cada um tenha o seu espaço. Nem o cão que já está em casa deve pensar que alguém veio para invadir o seu lar, nem o novo cão deve ser visto como inferior, assim, siga esses passos simples:

  • Cada um deve ter sua cama. Se depois se eles quiserem ser amigos e dormirem juntos, está bem, mas que você não force a convivência. Deve haver uma cama para cada animal e em lugares diferentes.
  • Comedouros diferentes. Seus recipientes para comer também devem ser diferentes e estarem em lugares distintos. Se os animais são de idades diferentes, você também deverá comprar tipos de comidas diferentes para a cada um.
  • Não dê mais carinho a um do que a outro. É possível que a novidade seja o mais atraente, sobretudo se o novo membro de a família for um filhote. Pode ser que você deseje tê-lo em seus braços o tempo todo e que queira começar a conhecê-lo melhor e, portanto, que deseje passar mais tempo com ele, mas se você der muita atenção ao novo cão relegando o seu amigo de sempre, surgirão problemas entre eles, certamente.

O conhecimento mútuo para que dois cães se deem bem

dois cães se deem bem

Por outro lado, é importante que os cães se conheçam antes de compartilhar território. Para isso você deve seguir estas recomendações:

  • Procure um lugar tranquilo e neutro. É melhor que os cães se conheçam fora de casa, talvez em um parque ou em uma praia.
  • Leve-os na correia. Não confie e os mantenha na correia para que possam ser aproximar de maneira lenta e se cheirarem, na correia você poderá puxar um deles para trás se surgir problemas.
  • Entrar em casa juntos. Uma vez que você tenha visto que tudo corre mais ou menos bem, deixe que ambos os cães entrem juntos em casa. Se entrar um só, este se será marcando como dominante e então o outro o verá como um inimigo e não como igual.
  • Se for necessário, separe temporariamente o cão veterano e deixe que o novo ande pela casa para que a inspecione e para que vá se familiarizando com ela.

Se for precavido dos problemas que podem surgir e tiver paciência, a convivência entre seus dois amigos será pacífica e tranquila, assim você conseguirá fazer com que os dois cães se deem bem e que se amem muito.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.