Dois cães ou um: o que é melhor?

Ter um cão é uma decisão importante, pois é um animal que dependerá inteiramente de você. Mais importante ainda é decidir se você deve ou não ter mais um cão em seu lar, o que levará você a questionar o que é melhor: ter dois cães ou um? Não podemos dar a você uma resposta exata para essa pergunta, mas sim podemos falar das situações que você pode vir a enfrentar em ambos os casos.

Antes de pensar em ter mais de um animal em sua casa, você deverá se perguntar três coisas básicas:

  • Quanto tempo eu disponho para me dedicar ao cuidado do animal?
  • Tenho um espaço amplo ou reduzido?
  • Conto com os recursos necessários para manter mais um animal?

Da sinceridade com que você responder a estas perguntas dependerá a sua futura felicidade e a de seus animais de estimação, assim tenha em mente que:

cães-sarna

O fator tempo

Um cão precisa que você lhe dedique tempo para que ele possa aprender as normas básicas de seu lar, mas mais importante ainda, aprenderá que é algo importante e gerará uma estreita relação com você.

Os mimos, brincadeiras, passeios, ou o simples fato de passar com você algumas horas ao dia, será sumamente saudável para ele. Igualmente, se você fica pouco tempo em casa, mas convive com pessoas que podem acompanhar o seu cão durante o dia, isso fará com que a sua ausência seja menos difícil para ele.

No entanto, se o seu cão passar muito tempo sozinho em casa, acabará se entediando, e poderá desenvolver problemas de conduta relacionados ao estresse e a ansiedade. Se esta é a situação real em seu lar, o melhor é que tenha dois cães.

Os cães, quando estão bem socializados, são excelentes colegas de brincadeiras e desta maneira não só espantarão o tédio, mas também a solidão.

Da mesma forma, quando você educa um filhote, a educação dele será mais fácil se você tem um cão adulto como exemplo, em especial porque o filhote aprenderá a conhecer limites imitando as condutas do adulto. Por parte do cão adulto também é positivo, pois ele se sentirá animado por permanecer ativo e com o seu intelecto sendo estimulado.

O espaço é importante

Com espaço não nos referimos unicamente a se viver em uma casa com um quintal ou um apartamento. Para uma sã convivência entre os cães, ambos devem ter o próprio espaço e as próprias coisas.

Isto quer dizer que, ainda que os cães venham a passar muito tempo juntos, cada cão deverá contar com um lugar para onde ir quando quiser ficar sozinho. Desta maneira, se reduzirá enormemente as possibilidades de que ocorram tensões entre eles, em especial quando você não está.

Os animais tendem a se estressarem em lugares onde não podem desenvolver as atividades que gostam, isto influencia enormemente o comportamento do cão, mais até do que o tamanho do cão ou as características da raça a qual ele pertence.

Há cães grandes que são perfeitos para espaços reduzidos porque não requerem muita atividade física, portanto será mais que suficiente um pouco de mimo e um passeio diário.

O contrário também, há raças de cães pequeno, como os terriers, que esbanjam energia e podem chegar a enlouquecer se não tiverem o exercício e a estimulação apropriada.

Sendo assim, se você quer adquirir um novo cão deverá levar em consideração a quantidade de atividade física que este poderá ter em casa e o espaço que cada cão terá.

cães-cavando-chão

Recursos econômicos

Ainda que não pareça, ter um cão pode sair caro. Em especial, se ele requer alguma classe de cuidados especiais. Você deve levar em consideração a alimentação, os acessórios que você deverá comprar e as despesas médicas. Tendo dois cães, obviamente, você terá que fazer o dobro do investimento.

Além disto, você deverá reservar algum dinheiro em caso de um de seus cães ficar doente (ou os dois), pois estes podem apresentar situações que requeiram atenção imediata e contar com recursos financeiros suficientes pouparão você de maus momentos, além de poder garantir a qualidade de vida de seus animais.

Avalie sua situação atual real, seja sincero com você mesmo e, se possível, lembre-se que ter dois cães implicará em se ter o dobro de cuidados e custos, mas também em receber o dobro de amor, e isto sim não tem preço.