É possível fazer uma ultrassonografia em uma cadela?

A sua cadelinha está grávida. Não é uma coisa que você esperava, mas agora você está feliz com isso. Você já começou a cuidar dela de uma forma especial, como ela merece. Está disposto a fazer o que for para que o processo seja um sucesso. Conforme passam os meses, você começa a querer saber quantos filhotes ela está esperando e se tudo está bem. No entanto, é possível fazer uma ultrassonografia em uma cadela?

O que é uma ultrassonografia?

ecografia-cadela

A ultrassonografia, também chamada de ecografia ou, mais comumente, de ultrassom, é um procedimento diagnóstico feito através de ultrassons e que é capaz de criar imagens bi e tridimensionais. Desse modo, pode-se ver o interior do corpo. Podem ser os músculos ou, nesse caso, os fetos ainda não nascidos.

O ultrassom gera ondas sonoras que vão até o interior do organismo, que produz um eco ao recebê-las.

Esse procedimento é simples e não apresenta nenhum perigo nem para a mãe nem para o feto. No entanto, estudos comprovam que submeter o feto a muitas ecografias pode ocasionar danos leves.

Esse procedimento diagnóstico não é usado simplesmente para fetos e gravidezes, mas também para que se possam constatar rupturas musculares ou outros tipos de doenças.

A ultrassom na gravidez canina

Se você está tentando que a sua cadela fique grávida, mas ainda não tem certeza de que ela está, uma ultrassom irá tirar as suas dúvidas. Lembre-se de que ela sempre deve ser realizada por um profissional credenciado.

A primeira ecografia pode ser feita, em média, 20 dias depois da relação, assim, será possível saber se tudo correu bem. Se você esperar mais alguns dias, terá certeza se o resultado for positivo. Para que haja maior visibilidade, recomenda-se que a cadela vá com a bexiga cheia. Por isso, calcule quanto xixi o seu animal de estimação faz e marque uma consulta para um pouco antes dessa hora.

A segunda ecografia deverá ser feita mais ou menos de 50 a 60 dias depois. A partir de então, você poderá saber quantos filhotinhos ela está esperando e em que posição estão. Além disso, você poderá ver se todos continuam saudáveis.

No entanto, esse exame não é 100% seguro. Existem alguns profissionais que recomendam uma radiografia quando a gravidez está a ponto de acabar. Esse exame sim, pode ser um pouco prejudicial, por isso, ele só deve ser feito caso o profissional o recomende para garantir a segurança do parto.

O preço da ecografia varia de 140 a 220 reais, sendo um preço bem acessível para qualquer pessoa, caso você deseje saber se está tudo certinho com a gravidez da sua cadelinha.

Como saber se a minha cadela está grávida?

Como dissemos anteriormente, uma ecografia pode ser feita cerca de 20 dias depois do cruzamento, para confirmar o resultado esperado, ou seja, uma gravidez. No entanto, se você não puder realizar esse exame por questões financeiras, existem alguns sintomas que podem indicar se a sua cadelinha está prenha e que você será avó!

ecografia-cadela

  • Apetite. Quando a cadela está grávida, o seu apetite diminui, ela come pouco e em pequenas quantidades. O veterinário lhe dará uma resposta final.
  • Mamas inchadas. Se você notar algumas mudanças no corpo da sua cadelinha, como as mamas inchadas, pode ser um sinal mais evidente de que ela está grávida.
  • Mudança de atitude. Se a sua cadelinha era bastante agitada, brincalhona e travessa, mas agora parece cansada e sem forças, pode ser muito provável que ela esteja prenha.
  • Tamanho da barriga. Essa é uma característica que pode ser observada sem dificuldade, se a barriga for crescendo paulatinamente, é sinal que alguma coisa está se desenvolvendo em seu interior.
  • Se a sua cadela faz um “ninho”. Quando uma cadela fica grávida, ela vai procurando desde cedo um lugar perfeito para ter os seus bebês. Por isso, é possível que ela arranhe o piso em alguns lugares, cobertores e, até mesmo, a sua cama, com o objetivo de deixá-los fofinhos e confortáveis para os seus filhotes.

Tanto observando a sua cadela ou realizando uma ecografia nela, você poderá saber se ela está prenha e como anda a gravidez. Lembre-se de que uma cadelinha grávida requer alguns cuidados especiais que não podem ser esquecidos.