É verdade que os animais choram?

A resposta é sim, os animais choram. Enrique Coupin, zoólogo francês, determinou há muitos anos que os animais também choram quando sofrem dor, medo, estresse ou tristeza. A causa mais frequente que provoca o choro dos animais é a perda de um contato protetor, por exemplo, quando um filhote é separado de sua mãe, chora, geme, uiva e mostra-se terrivelmente agitado e triste.

O que é o choro?

O choro dos animais

O choro é uma manifestação da tristeza e permite liberar toda a tensão causada pelo acúmulo de emoções percebidas nesse momento. No entanto, é uma mensagem para o mundo exterior.

Quando um bebê chora é porque quer alguma coisa, não só porque sente tristeza. Pode ser também que sente dor, sim, mas também pode chorar porque tem fome, sono ou porque quer atenção.

Por quê o choro é produzido?

No caso dos animais, o choro pode ser produzido por falta de proteção, insegurança, maus tratos, solidão, tristeza ou simplesmente porque têm os olhos secos, como por exemplo é o caso dos crocodilos ou os albatrozes (o albatroz é um pássaro muito grande, parecido com  as gaivotas).

Para os fãs de Disney, é o avião do filme Bernardo e Bianca, que choram após a ingestão de algumas presas, durante as brigas, em danças, rituais ou antes de comer.

Quais animais são os mais chorões?

Golfinhos

Um dos animais que choram quando sofrem são os golfinhos, que têm suspiros e lágrimas quando perdem algum membro da família.

As focas que choram muito quando se agitam ou estão assustadas por qualquer motivo. E as lontras choram de aflição quando são separadas de seus filhotes.

Dos animais que choram por necessidades fisiológicas, destacam-se as gaivotas. Estas aves choram para eliminar a sal de seu organismo.

Quando bebem água do mar, uma glândula localizada na parte superior de cada olho, começa a segregar umas lágrimas leitosas formadas por água com excesso de sal. Dessa forma, as gaivotas depuram a água salgada que bebem.

Como podemos ver, os animais choram por necessidades fisiológicas (eliminar toxinas, umedecer os olhos), para enviar senhas exteriores (necessidade de contato, nas brigas) e quando sofrem dor.

Entretanto, o único animal que usa o choro para expressar emoções como a alegria ou a tristeza é o ser humano.