Como ser ecológico com seu animal de estimação

Sendo ecológicos com os animais de estimação

Se você é um dos muitos que tem a consciência da necessidade de cuidar do meio ambiente todos os dias, tenha em mente que você também pode ser ecológico com seu animal de estimação.

Com algumas pequenas mudanças, mas não menos importantes, certamente você estará fazendo a sua parte para contribuir para um planeta mais habitável para os seres humanos e também para os animais.

Ser ecológico com seu animal de estimação: uma decisão que irá causar um impacto positivo

E falando em ser ecológico, você pode começar com a caixa de areia do seu gatinho.
Os produtos que são vendidos atualmente, como no caso da bentonita e das pérolas de sílica, contêm produtos químicos que, além de serem prejudiciais para o ambiente, a longo prazo, também podem afetar a saúde do seu gato.

Escolha uma opção mais ecológica que também tende a ser mais barata do que as convencionais. É um produto composto por fibras de madeira naturais, que caíram de diferentes árvores – note que não se derrubou nenhuma árvore para produzi-la – e na qual não se utiliza nenhum aditivo artificial.

Além disso, tem a vantagem de você poder descartá-la no seu vaso sanitário.

Outra possibilidade é fazer uma “areia” caseira e que não prejudica o ambiente, usando os seguintes materiais:

  • Papel de jornais;
  • Bicarbonato;
  • Detergente biodegradável.

Opções para eliminar a urina e as fezes de seu animal

Gato na caixa de areia

Utilize sacos biodegradáveis para recolher as fezes de seu cão ou para limpar a caixa de areia dos gatos. Estes sacos se degradam em um curto período de tempo em comparação com os 150 anos que leva um plástico comum.

Também, você poderá utilizar um jornal para embrulhar as fezes.

De qualquer forma, é provável que as fezes que chegarem aos aterros causem contaminação as águas e praias.

Por este motivo, o ideal é que se você tem um jardim ou um pedaço de terra em seu quintal, que você instale um sistema séptico que transforme as fezes dos seus animais de estimação em componentes não tóxicos, que fertilizem a terra. São vendidos produtos especialmente concebidos para terem este efeito, ou você mesmo poderá fazê-lo.

Prefira adotar

Se você deseja ter um animal de estimação, opte por adotar um cão ou um gato de rua.

Dar um lar para um animal que foi abandonado e que mora na rua ou em um abrigo, não é apenas um ato de amor. Também ajuda a manter um ambiente saudável e limpo.

Desta forma, você impede a propagação de doenças por parasitas de fezes espalhadas em lugares públicos. Também reduz a contaminação que pode ocorrer quando os animais rasgam sacos de lixo em busca de alimento.

Mais ideias e dicas para cuidar do ambiente

Você tem muitas opções que lhe permitem ser ecológico com seu animal de estimação:

  • Utilize métodos naturais para combater pulgas e carrapatos;
  • Quando você for banhar o seu animal, opte por xampus sem produtos químicos;
  • Você também pode fazer sabonetes com produtos que não prejudicam o ecossistema;
  • Prefira comedouros e bebedouros de aço inoxidável. Eles duram mais e são mais higiênicos.

Além disso, se você for comprar pela primeira vez, ou substituir a bandeja sanitária de seu gato, esqueça as de plástico, que demorarão muito para se degradarem quando você for descartá-las. Como uma opção, você poderá utilizar caixas de papelão. Melhor ainda se elas forem recicladas.

Acessórios “eco-friendly” para o seu pet

Cão brincando

Há uma série de acessórios utilizados diariamente pelos nossos pets e que também devem ser repensados com um olhar verde:

  • Brinquedos;
  • Vestuário;
  • Correias;
  • Coleiras;
  • Vasilhas de água e comida;
  • Cobertores;
  • Camas.

Então, ao comprar esses itens, escolha aqueles feitos com materiais naturais. Ou, melhor ainda, faça-os você mesmo. Neste caso:

  • Evite poliéster e outras fibras sintéticas ou artificiais e também o plástico;
  • Opte por tecidos de algodão, linho ou lã;
  • Nunca se esqueça das palavras reduzir, reciclar e reutilizar, pilares fundamentais de todo protetor do meio ambiente que se preze.

Um mundo com menos poluição e mais animais de estimação

Nunca é tarde para começar a considerar o impacto que os animais de estimação têm sobre o meio ambiente, pois há um número cada vez maior de animais de estimação, especialmente em grandes cidades.

Então não apenas tome consciência disto, mas também medidas para evitar que eles contaminem ainda mais o ambiente.

Portanto, mãos à obra. Somemos esforços para contribuir com que o nosso planeta continue a ser habitável para todas as criaturas que vivem nele.