Como educar corretamente um Chihuahua

Como educar corretamente um Chihuahua

“Pequeno mas valente” é algo que costumamos ouvir a respeito da raça da qual iremos falar hoje. O Chihuahua, apesar de ser pequeno, é muito indisciplinado e destruidor quando ainda é filhote, como qualquer outro cão. Entretanto, quando são bem educados, são um amor e dá vontade de comê-los.

Às vezes seu pequeno tamanho pode nos fazer pensar nele como um bebê, e podemos ser mais transigentes com coisas que ele faz em comparação com um cachorro grande, a quem não permitiríamos fazer o mesmo. Por isso, é importante aprender como educar o seu Chihuahua encontrando o equilíbrio necessário.

5 passos para educar o seu Chihuahua

Características do chihuahua

Os Chihuahua são cães agressivos se não forem educados corretamente, por isso iremos dar alguns conselhos que esperamos que possam ser úteis.

  • Ensine-o a socializar. Certamente em alguma ocasião você viu um chihuahua não muito bem educado e notou por seus rosnados e latidos tanto a outros cães quanto a outras pessoas. Daí surge a importância de que, se você tem um chihuahua, ajude-o a socializar desde bem pequeno. Ajude-o a se acostumar a estar com outras pessoas e outros cães que não façam parte da família e você fará do seu chihuahua um cão amável e lindo.
  • Estabeleça as normas. Fale com os demais membros da família e decida junto com eles o que o seu chihuahua pode fazer e o que não pode fazer, o que vocês querem ensiná-lo. Assim, todos podem atuar em consequência. É importante que nenhum membro quebre estas regras por menor que ela pareça, já que a característica do chihuahua pode fazer com que ele se revolte.
  • Dê ao cão o seu lugar na casa. Devido ao seu pequeno tamanho e seu poder de adaptação o chihuahua é um cão ideal para viver dentro de casa. Mas para isso, é preciso dizer a ele onde dormir, onde comer, onde fazer as suas necessidades, e colocar uma cama e tigelas diferentes às dos outros cachorros que há na casa, se há outros.
  • Corrija comportamentos errados. Se o seu chihuahua se comporta se forma errada e não cumpre as regras, não precisamos brigar com ele, basta dizer com uma voz firme e grave um “não”. Castigue-o com uma atitude como retirar um brinquedo ou ir embora do parque antes de hora estabelecida. Os chihuahuas são muito inteligentes e saberão relacionar o comportamento que tiveram com o castigo imposto, e assim conseguiremos que eles não o repitam mais.
  • Não o trate como um bebê. Seu pequeno tamanho pode enganar e podemos ver nosso chihuahua como um eterno filhote. Nada mais longe da realidade. Quando são adultos, são como qualquer outro cão e, por isso, devemos tratá-lo como tal.

Também iremos falar sobre os cuidados dos quais seu chihuahua precisa, já que seu pequeno tamanho o torna especial e, portanto, ele precisa de cuidados especiais.

Cuidados com o seu chihuahua

Chihuahuas

A comida

Ainda que os chihuahuas não precisem de muita comida, pois são bem pequenos, ela deve ser de boa qualidade. Isso é essencial devido à delicadeza de seu pequeno estômago. Estamos de acordo com o fato de que ela será mais cara do que uma ração padrão, mas a longo prazo ela ajudará a economizar nas visitas do veterinário.

Visita ao veterinário

Leve-o todos os anos ao veterinário para fazer revisões, mesmo que não tenha nenhum sintoma de doença. São cães fáceis de ficar doentes e uma revisão anual irá economizar muitas dores de cabeça.

Passeios

Ainda que possa parecer que correr pela casa é suficiente para eles, este não é o caso. Como qualquer outro cão, o chihuahua precisa passear. Entretanto, leve em conta que ele não deve passar muito calor, já que é difícil respirar para eles devido ao pequeno tamanho da sua boca, por isso não faça passeios exageradamente longos. Dê um passeio ao menos uma vez por dia.

O chihuahua pode requerer mais cuidados que outro tipo de cães, mas são uma escolha perfeita se você quer um cachorro que seja independente e pequeno que você possa ter em seu apartamento.

Imagens cortesia de Stuart Richards e Angie Tarantino.