Educar um cão é uma luta entre o coração e a razão

Educar os cães

É certo que você deve se lembrar como foi o primeiro dia, quando você trouxe o seu pequeno filhote para casa. Ele te olhou de forma meiga quando você o deixou em seu lugar, perguntando-se: quem será esse ser humano? Você o olhou com amor, desejoso de lhe dar o melhor e de fazer dele um bom cão, mas com algum temor de não saber como educá-lo.

Quando os dias foram se passando, você foi aprendendo a rir das pequenas coisas que ele fazia, o sentimento dos primeiros mimos, seu coração foi se enchendo de ternura e seu amor por ele foi crescendo ainda mais.

Inclusive, se ele não te obedecia, se quando você lhe dava uma ordem e ele ignorava, e mesmo assim você não podia deixar de se alegrar. Mas, essa é uma boa atitude na hora de educar um cão?

A verdade é que encontrar o equilíbrio entre o amor que sentimos por nosso animal de estimação e o que queremos que ele aprenda é difícil, muito difícil.

Teremos que tentar controlar os nossos sentimentos e emoções e não deixar que o animal perceba que não estamos sérios e que nosso amor por ele está acima de sua obediência. Você deve ser amigo de seu cão, mas acima de tudo, deverá ser seu dono e líder.

Educar um cão: Você é o dono

Cão dando pata

Você se lembra da primeira vez que você colocou um jornal para que seu cão fizesse suas necessidades nele? Sabemos que ele deve ter começado a morder o papel e a o arrastar por toda a casa.

Você certamente o perseguiu para que ele te desse o papel. Foi uma ocasião divertida, mas essa atitude não ajuda muito na hora de ensinar o seu cão que as necessidades dele deveriam ser feitas no papel.

Se você não quer que isso aconteça eternamente, deverá aprender a ser o dono e o líder, não só o amigo de seu animal de estimação. Isso poderá ser mostrado com pequenos gestos que em nada afetarão o amor que sente por ele e que terá que continuar demonstrando para o resto de sua vida.

  • Seja amoroso, mas firme. Quando der uma ordem ao animal, uma das principais formas de educá-lo, não deixe de ser amoroso, mas mostre firmeza e seriedade em sua voz. O cão deve ter claro o que você está pedindo a ele e você deve saber que quando ele se aproximar de ti ou quando te lamber, que isso não trará o resultado que você espera.
  • Cumpra com o que pede. Se você tiver ensinado ao animal que não faça algo, como por exemplo, não subir no sofá, então não permita que ele o faça nunca, sob nenhuma circunstância, nem mesmo se estiver doente ou porque você gosta dele ao seu lado. É melhor que seja você quem desce do sofá para ficar com ele e, assim, você não irá confundir o animal. Lembre-se também que todos os membros da família deverão agir da mesma forma. É um bom método para educar.
  • Decida quando e onde. É você quem deve decidir quando e onde se come, quando e onde se dorme, quando e onde se sai e um comprido etecétera. Não é o animal quem toma essas decisões. Nem você deverá ser um tirano, mas o animal deve ter claro quando e onde fazer o que.
  • Não vá atrás dele. Quando o levar a passear não permita que seja ele quem siga na frente, ele deverá ficar sempre ao seu lado. É você quem leva as rédeas nessa relação, e neste caso, também a correia. Não dê puxões fortes na correia se ele não te obedecer, faça apenas suaves e breves puxões quando necessário. Se você o soltar em algum lugar em que ele possa correr e não obedecer ao seu chamado, volte a colocar a correia nele em sinal de castigo. Ele deve saber que você é o líder de sua matilha.

Educar um cão: Não mostre fraqueza

Beagle ganhando petisco

Essas palavras poderiam resumir todo este artigo. Como dissemos em várias ocasiões, os cães descendem dos lobos, quem andam em grupos. Todo grupo necessita de um líder e se o cão não ver clara a figura de seu líder, ele mesmo se auto-proclamará como tal. Não permita isso.

Se diante de qualquer mimo, lamento, choro ou carinho de seu cão você se enche de ternura e esquece suas ordens ou as coisas que antes ensinou, ele irá se esquecer de tudo e você terá que começar desde o começo novamente. Lembre-se de começar a educar o seu cão desde bem pequeno. Conforme os cães crescem, fica muito mais difícil educá-los.