Como ensinar seu cachorro a ficar quieto

Sejamos sinceros, quem não ama ter um filhotinho de cachorro daqueles bem travessos? A verdade é que eles são adoráveis e as artes feitas por eles são divertidas, até que alcancem certa idade… quando esse excesso de energia pode acabar resultando em estresse ou na destruição de objetos. Logo, é fundamental evitar que o filhotinho fofo se transforme em um cachorro desobediente.

Porém, isso não se trata apenas de comodidade. Conseguir que um cachorro fique quieto ao receber essa ordem pode, inclusive, salvar a vida dele, particularmente nos momentos em que os instintos naturais determinam que o animal saia correndo em direção a qualquer ponto e exponha a si mesmo ao perigo de ser atropelado por um carro ou ser atacado por outro bicho perigoso (como uma cobra ou mesmo um cachorro maior, entre outros).

Mas, como ensinar um cachorro a ficar quieto? Na verdade, isso não é tão complicado, apenas requer repetição e firmeza para que, em pouco tempo, ele se contenha no momento em que pedirmos para que ele espere. Para chegar a esse ponto, você deve seguir os seguintes passos:

Passo 1: Dê ordens com frequência

adestramentocanino2br

O exemplo vai ser seu melhor aliado nesse caso. Para isso, você pode simplesmente caminhar com seu cachorro ao seu lado e, enquanto passeia, parar várias vezes e dizer, nessas oportunidades, de maneira firme, a palavra “quieto”. 

É importante que seu tom de voz seja firme durante essa fase de treinamento, para que ele se acostume com sua autoridade.

É ainda importante que se perceba que nesta fase o cachorro para porque você o fez, não necessariamente pela ordem, contudo, este estágio é a base para ensiná-lo o som da palavra “quieto”, já que, obviamente, eles não entendem diretamente o nosso idioma.

Também não se deve perder a paciência caso ele tente continuar caminhando quando você parar. Apenas deverá repetir a ordem “quieto” e não permitir que vá para mais longe que o alcance da guia.

Mais do que tudo é preciso manter sua autoridade. Se você ceder, permitindo que ele se mova quando desejar, essa será a lição que vai aprender, não a de ficar quieto.

Passo 2: Ensiná-lo a te seguir

Uma vez que ele já esteja ficando parado e você decidir retomar o passeio, deverá indicar que é hora de seguir dando uma ordem para que caminhe a seu lado. Pode ser um “vamos” ou um “vem”. O importante é que o ensine a te obedecer.

Isto é necessário porque haverá momentos em que o cachorro poderá decidir por conta própria e ocasiões em que você desejará que ele te siga, assim, ao aprender essa ordem de forma adequada, bastará simplesmente chamá-lo quando for necessário para que ele te siga sem nenhum inconveniente.

Passo 3: A rotina

Quando seu cachorro aprender a seguir suas ordens, será preciso continuar a usá-las até que a ordem de “quieto” seja totalmente efetiva para deter sua caminhada.

Nesse estágio, fazer isso repetidamente em cada passeio e em cada oportunidade que tiver, ajudará o cachorro a se acostumar a seguir as ordens de forma natural e sem maiores complicações.

Passo 4: Ensine ordens similares

Uma vez que ele tenha aprendido a ordem de “quieto”, será possível avançar para a etapa seguinte, que será juntar essa ordem ao som de um apito ou a um assovio, já que esse barulho terá um alcance maior e, por sua frequência, o cachorro terá mais chances de escutá-lo à distância.

Você deve ir testando o cachorro, dando a ordem de quieto e alternando-a com um assovio ou apito claramente identificável e diferente, ao dar ordem de avançar ou seguir até que, com apenas o som, o cachorro entenda o que precisa fazer.

Passo 5: O teste final

Você saberá que seu cachorro aprendeu definitivamente a ficar quieto e/ou avançar quando a ordem seja com sua voz, com o assovio ou com o apito, e ele obedecer em todas as ocasiões, especialmente quando o cão estiver sem a guia.

Conselhos adicionais para ensinar seu cachorro

comunicacaotelepaticabr

– Você pode reforçar positivamente o comando cada vez que ele seja cumprido com um incentivo dando uma carinho, dizendo coisas boas ou mesmo oferecendo algum petisco como prêmio.

– É  importante que ter paciência e se manter calmo. Lembre-se de que aprender leva tempo e, por isso, você nunca deverá gritar ou bater nele, por desobediência.

– Lembre-se sempre que as ordens devem ser claras, curtas e com autoridade. Um cachorro não entenderá um comando grande do tipo ” Fique parado quieto Tufão. Se atravessar a rua o carros podem passar por cima de você e machucá-lo.” Isso não funciona com os animais. Use apenas o “quieto”. É suficiente.

– Você nunca deve esquecer que é importante manter a autoridade com seus animais de estimação apesar de todo o carinho e dos mimos que der a eles.

Se forem bem educados, podem se transformar em adultos que obedecem sem reclamar e, dessa forma, será evitado que sejam expostos a situações perigosas e passem por situações de estresse desnecessárias, já que, acima de tudo, é muito benéfico ter um bichinho em casa.