Como ensinar um cão a atravessar a rua

atravessar

A maioria dos cães são loucos para sair à rua. Embora possamos fazer com que eles mantenham um pouco a compostura, quando o assunto é atravessar a rua, a coisa se complica. Eles querem correr e atravessar por entre os carros sem pensar no que pode acontecer.

É óbvio que eles não pensam. Assim, não veem o perigo que é se jogar em meio aos carros em uma avenida. É nossa obrigação não apenas mantê-los sob vigilância, mas também tentar fazer com que aprendam a atravessar a rua. Sim, é realmente possível ensinar um cão a fazer isso e vamos ensinar como.

Ensine o seu cão a atravessar a rua

Há dois comandos principais que o animal deve aprender: quieto ou sente-se, e passa ou vamos. Eles são primordiais, pois dizem ao cão exatamente o que se deve fazer.

Ensine ao seu cão o comando “quieto”

border-collie

Escolha um lugar, como uma tábua no chão, ou inclusive uma mesa de plástico. O animal deverá estar sobre ela e quando ele quiser se mover você deverá lhe dizer “Não” (algo que certamente o seu cão já entende o que é) enquanto o mantém parado com suas mãos e lhe diz “quieto”.

O cão, quando escutar essa ordem várias vezes, associará a palavra “quieto” ao fato de que ele não pode se mover ou ir para onde quer. Depois, tiraremos o animal do lugar onde ele estiver (a tábua ou a mesa) e o deixaremos solto. Diremos quieto enquanto o mantemos parado com as nossas mãos.

Não espere que ele aprenda logo na primeira vez. Você já sabe que ensinar um comando a um cão requer tempo e paciência. Mas depois que seu cão ouvir a ordem várias vezes e associar o comando com o gesto, ele aprenderá, não tenha dúvidas.

Ensine ao seu cão a ordem de vamos

Uma vez que o animal tenha aprendido a ordem de quieto, é um bom momento para lhe ensinar a ordem de vamos ou passa. Como fazer isso? Depois que conseguir fazer com que ele fique quieto, então, faça um gesto com a mão enquanto lhe diz “vamos”.

É possível que o cão olhe para você e ache que está louco e não entende o que espera dele. Chame-o por seu nome e lhe diga “vem”, então caminhe e diga “vamos”. Lembre-se de acompanhar a ordem com um gesto para que o animal o relacione e, desse modo, seja mais fácil para ele obedecer.

Agora, a rua

Bem, uma vez que o seu animal de estimação tenha aprendido os dois comandos/ordens mais importantes, é hora de lhe ensinar a atravessar a rua.

O principal a fazer é mantê-lo ao nosso lado o tempo todo através da coleira , não atrás, nem muito menos à frente.

Não devemos esperar chegar o final da calçada, é melhor parar alguns metros antes, quando o semáforo ainda estiver vermelho. Então lhe diremos “quieto”. Quando virmos que a luz muda para verde, diremos “vamos”, mantendo-o sempre ao nosso lado.

Pouco a pouco, ele irá se familiarizando com ambas as ordens e as relacionará com atravessar a rua. Assim, você poderá utilizá-las quando vocês estiverem diante de um semáforo, pois o animal já saberá quando deve parar, ficar quieto e caminhar. É possível que inclusive ele aprenda a fazê-lo sem a necessidade da coleira, mas, se você pretende praticar dessa forma, faça-o numa rua não transitada.

Utilize o reforço positivo também para atravessar a rua

biscoito-cao

O melhor modo de ensinar é usando o reforço positivo. Cada vez que o seu cão aprender um comando ou reconhecer e obedecer a uma ordem, dê-lhe uma de suas guloseimas preferidas e acaricie-o para que ele sinta que você o ama e que está orgulhoso dele.

Não grite e nem se zangue se em algum momento ele não obedecer ou não parecer responder à sua ordem. Se ele associar a obediência ao prêmio, será mais fácil que ele obedeça. Entretanto, se ele vir que você se zanga, é possível que não saiba o que fazer e o bichinho não obedecerá, com medo que você brigue com ele.

Lembre-se de que com amor se conseguem muitas coisas e, também, com paciência e perseverança.