Como ensinar um cão a se comportar bem enquanto espera você fazer suas atividades

A educação é fundamental para todos. Ela nos faz sermos pessoas melhores e nos ajuda a estarmos preparados para enfrentar diferentes situações. Os pais se esforçam para ensinarem aos seus filhos da melhor maneira possível e, para isso, investem uma grande quantidade de tempo e esforço, além de, em muitos casos, recursos econômicos.

É verdade que um animal não chega a ser uma criança, mas ele também precisa de disciplina e de aprender a se comportar em diferentes situações que se desenvolvem ao longo da jornada.

É muito comum que os donos aproveitem o tempo que utilizam para levar o animal para passear, para fazer algumas tarefas pendentes. Nestes casos, costumam deixar os cães, na maioria das vezes, no exterior dos locais onde entrarão.

Para que isso não signifique um problema, diremos a você como ensinar um cão a se comportar bem enquanto espera você fazer suas atividades.

Ensinar um cão a conviver

Cão e família

 

Quando um novo animal de estimação chega ao nosso lar, não basta apenas desfrutar de sua companhia, brincar com ele ou levá-lo para passear. É crucial que possamos investir parte de nosso tempo em educá-lo de maneira correta.

A convivência nem sempre é fácil e muito menos será se não estabelecermos desde o início quais são as formas de comportamento que aceitamos.

Não podemos esquecer que os animais são seres irracionais, portanto para que as coisas continuem bem, dependerá, em grande parte, da educação que lhe dermos. É certo que é preciso educar um cão desde que ele entra pela primeira vez em nossas vidas.

Não são muitas as ordens, ou comandos que ele tem que aprender: reconhecer o não, seguir alguns comandos básicos, como subir ou descer, ficar quieto e se sentar. Sem nos esquecermos, é claro, de ensiná-lo com o que ele pode brincar e em quais cômodos da casa e pode entrar.

Mas a aprendizagem não se limita só ao seu comportamento quando está em casa: é igualmente importante que ele aprenda a agir de maneira adequada também quando está na rua com você. Agora veremos como podemos fazer isto.

Ensinar a ordem “quieto” a um cão

Dentre as ordens que temos que ensinar a um cão, é crucial a de “quieto”, considere que este comando, mais do que os outros, pode chegar a salvar a vida de seu cão. Por exemplo, se ao brincar, ele correr para alguma zona de perigo.

É importantíssimo que ele aprenda esta ordem em casa, um ambiente bem mais seguro para ele. Por isso, deveremos ensaiar várias vezes ao dia com ele, até que fique claro que você está no comando e que se você der a ordem de “quieto”, ele deverá se deter.

É um passo crucial para que ele seja capaz de esperar por você de forma tranquila enquanto você realiza suas tarefas, ele tem que entender o que você lhe pede.

Como ensinar um cão a esperar por você

Cão amarrado

Quando você for deixar o seu cão na rua esperando enquanto você faz suas atividades, é imprescindível que ele esteja preso com a correia e com a coleira, por exemplo em uma árvore ou poste.

A coleira tem que estar presa de forma segura, isto é, o animal não deverá ser capaz de escapar dela, mas ela também não poderá machucá-lo, já que se isso ocorrer você também não ficará tranquilo.

Você também deverá se assegurar de que os pedestres possam caminhar pela calçada sem dificuldades, portanto deverá haver uma distância suficientemente segura até onde a correia permite o cão se mover e a parte da calçada por onde caminham os pedestres. Isto é importante, já que o cão não deverá tocar nenhuma pessoa e nem pular em cima delas.

Antes de amarrá-lo, você deverá levá-lo até o lugar em que ele vai permanecer e dar a ele as ordens; primeiro de que se sente e, depois, que fique quieto. Então, você poderá amarrá-lo. Faça isto com carinho e sempre verbalizando palavras afetuosas.

É importante que você não espere que o seu cão fique amarrado tranquilamente se, por alguma razão, ele não passar bem. Não por causa de algum problema de saúde, mas sim por não ter comido ou bebido o suficiente, porque ainda não fez suas necessidades ou porque, talvez, simplesmente ele teve um dia ruim e está nervoso. Também não seria bom que você deixasse o seu cão sob o sol ou em uma chuva intensa.

Quando você retornar, ao ter terminado suas tarefas, reforce o bom comportamento de seu cão com palavras ou com uma guloseima. Esta também é uma boa maneira de ensinar um cão a se comportar bem. Algo que certamente trará bons resultados.