Como ensinar um cão a fazer xixi e cocô no papel

xixi e cocô

Quando um filhote chega em sua vida e em seu lar, além de te encher de felicidade, você deve estar consciente de que está assumindo uma série de responsabilidades para garantir seu bem-estar. Entre elas está a que indica que, quase que a primeira coisa que você deverá ensinar a um cão é fazer xixi e cocô no papel.

Indique ao seu filhote desde o primeiro momento qual é o lugar para fazer suas xixi e cocô

Os cães herdaram de seus ancestrais, os lobos, o costume de fazer xixi e cocô fora de suas tocas, neste caso de suas caminhas. O motivo principal: manter limpo seu lugar para que os predadores não os detectem pelo cheiro. Também é uma forma de manter o espaço livre de parasitas.

xixi e cocô

De qualquer forma, salvo o fato de sua mãe ter tido a oportunidade de lhe ensinar a fundo esta questão, deverá ser você quem, com paciência e dedicação, explicará ao seu amiguinho que xixi e cocô não poderão ser feitos em qualquer lugar.

E como o filhote não poderá sair à rua até que tenha cumprido com a tabela de vacinação, contaremos como você poderá conseguir com que seu filhote faça xixi e cocô sobre um papel de jornal ou algo similar.

Ensinar um cão bebê a fazer xixi e cocô em um papel de jornal é uma tarefa que exigirá de você tempo, paciência e, sobretudo, muito amor.

Conselhos para ensinar um cão a fazer xixi e cocô sobre um papel

Primeiro e principalmente, escolha qual vai ser o lugar designado para instalar o seu animal de estimação. Ali será onde você deverá colocar a cama dele, seus brinquedos e as vasilhas de água e comida.

Também, você deverá cobrir uma área do piso com papel e levar o filhote até ela quando ele der sinais de que tem vontade de fazer xixi e cocô.

Uma vez que ele faça suas necessidades no lugar indicado, que sempre deverá ser o mesmo, você terá que felicitá-lo com palavras carinhosas, carícias e inclusive lhe dar alguma guloseima permitida para filhotes.

Lembre-se que o Reforço Positivo é sempre uma boa opção para ensinar um cão. Deixe de lado os castigos, porque eles nunca lhe levarão a lugar nenhum. Castigando você apenas fará com que o animal se assuste ou se traumatize e, inclusive, que comece a fazer xixi e cocô em qualquer lugar.

Paciência e observação, os pilares fundamentais para ensinar um cão

Tenha em mente que fazer com que o seu bichinho faça sempre suas necessidades onde você lhe indica, não acontecerá de um dia para o outro. Os filhotes aprendem muito lentamente. Então, você deve ser persistente e paciente.

Você tem que prestar muita atenção nos momentos mais habituais em que os filhotes fazem xixi e cocô, para assim poder levá-los com tempo ao lugar adequado. Isto costuma acontecer quando:

  • Eles acordam.
  • Logo depois de se alimentarem.
  • Depois de brincar.
  • Se eles se alteram ou ficam nervosos diante de determinadas situações.

Considere que um filhote de 2 meses poderá passar até 3 ou 4 horas sem fazer xixi e cocô. Este período irá se estender à medida em que eles crescem.  Também, quando os cãezinhos têm vontades de defecar, eles costumam dar voltas arranhando o piso, como se procurassem algo.

Do papel ao passeio, sempre passo a passo

xixi e cocô

À medida em que se passarem os dias, você verá que sua dedicação irá dar frutos e que o cachorrinho irá entendendo que deve fazer xixi e cocô sozinho no lugar que você lhe indicou. Consulte um veterinário diante de qualquer dúvida que surgir a respeito.

Como uma opção ao tradicional papel de jornal, leve em conta que nas lojas de animais podem ser comprados panos impregnados com um determinado aroma que facilitam com que o filhote escolha esse elemento para fazer suas necessidades.

Quando o filhote já estiver habilitado para começar a dar os seus primeiros passeios, você deverá ir acostumando seu bichinho paulatinamente à nova rotina, até que ele assimile por completo que o xixi e cocô deverão ser feitos fora da casa.

Mas isso é tema de outro artigo. Enquanto isso, paciência, persistência e muitas doses de carinho farão com que o seu cachorrinho, mais cedo que tarde, aprenda a fazer suas necessidades sobre um papel de jornal.