Como ensinar um filhote a fazer suas necessidades

Ensinando um filhote a fazer suas necessidades

Se você tiver tomado a decisão de adotar um filhote, deve saber que irá assumir a responsabilidade de uma criatura. Assim, caberá a você alimentá-lo, brincar com ele, mimá-lo e principalmente educá-lo. É muito importante que sua educação comece no mesmo momento em que ele chegar ao seu lar, já que quanto mais adulto ele for, mais difícil será educá-lo.


A primeira coisa que você tem que determinar é o lugar onde o filhote terá que fazer suas necessidades. É necessário que ele seja um cão limpo, isso evitará um monte de problemas. Quer saber como ensinar o seu filhote a fazer suas necessidades no lugar que você escolheu?

A escolha do lugar para fazer suas necessidades

Até que ele tome as vacinas, não é conveniente que você leve o seu cachorrinho para a rua e ele também não deve se relacionar com outros animais. Até então, você deverá ensinar seu cachorrinho a fazer suas necessidades sempre no mesmo lugar.

Para isso é preferível que você espere que o seu cão faça suas necessidades pela primeira vez no local que ele escolheu, se você considerar que está bom, considerando que tem que ser um local afastado de sua comida e da água, é hora de colocar os jornais no chão. Quando você estiver em casa, deverá controlar para que ele realize ali suas necessidades.

Estabelecer uma rotina

Filhote

Pense nos momentos mais habituais, quando o seu animal de estimação irá fazer as suas necessidades, estes são: depois de comer ou beber, ao despertar ou depois de brincar, assim você poderá aproveitar para controlar que ele faça no lugar escolhido. No momento que for evacuar, o cachorrinho começará a girar em torno de si mesmo, esse é o principal sinal.

Assim, procure estabelecer alguns horários de refeição, brincadeira e repouso, dessa maneira será mais fácil saber quando ele vai fazer suas necessidades, deste modo poderá educá-lo e lhe advertir sobre o lugar correto.

Chegou o momento de ensinar o filhote!

É muito importante que você seja constante no processo de educação de seu cão, não se renda! Já que é primordial que seja contínuo o processo de adestramento. Assim, observe quando o seu cachorrinho quer fazer suas necessidades, nesse momento, leve-o ao lugar escolhido por você e deixe-o lá. Quando ele terminar, você deverá premiá-lo com uma guloseima ou com outro petisco que o agrade.

Se fizer suas necessidades em um lugar que não é o escolhido, você deverá dizer um “não” contundente e que ali não se faz, é conveniente que você o leve onde estão os jornais.

Um ponto muito importante é que se você tiver saído de casa e ele fez suas necessidades no lugar errado, que você não brigue com ele, porque ele não irá entender. Você terá que corrigi-lo no mesmo momento. Não se preocupe se ele não aprender imediatamente, pense que seu filhote é como uma criança e que necessita de seu tempo, você apenas necessita de paciência e perseverança.

Não cometa o engano de lhe castigar e muito menos o de esfregar o focinho dele em seus excrementos, isso não deverá ser feito de jeito nenhum.

É hora do passeio

Filhote passeando

Assim que o seu cachorrinho puder sair, é preferível que ele faça suas necessidades na rua, assim é hora de trocar a área do banheiro. Mas você não deverá tirar os jornais até que o seu cachorrinho tenha aprendido por completo a fazer suas necessidades fora de casa.

Não pretenda que ele faça suas necessidades fora de casa no primeiro dia de sua saída para a rua, já que ele está acostumado a fazê-lo no lugar que você determinou, tudo é um processo contínuo. Não se frustre se passar horas na rua e ele não fizer suas necessidades e logo que vocês chegarem em casa ele for juntando os jornais para fazê-lo, já que é normal.

Procure escolher sempre os mesmos horários de saída. Um bom momento para sair é pela manhã, assim que despertar. Quando ele conseguir fazer suas necessidades na rua, você deverá premiá-lo e lhe dizer que o que ele fez é muito bom, ele tem que entender que agora o lugar de fazer as necessidades é na rua e não mais em casa.

Não volte do passeio imediatamente depois que o seu cão fez suas necessidades, você deverá prolongar o passeio por mais alguns minutos. A retirada do jornal deverá ser progressiva.