Ensine seu cachorro a se comportar bem em público

Quando você quiser sair com seu cão para um bar, é fundamental que ele conte com a educação necessária para não gerar nenhum problema, já que ao existirem muitas pessoas e muitas distrações, seu amigo pode ficar muito desobediente.

Se você não deseja que isso ocorra, e quer que ele se comporte bem, existem dois elementos fundamentais que você deverá ensinar ao seu cão. Eles são os seguintes:

Faça com que seu cão fique deitado

Ensinando o cachorro

Uma das melhores coisas que você fazer para que o seu cão não incomode ninguém é deixar ele o mais calmo possível, pois embora não seja possível fazê-lo em um ambiente de muita algazarra como um bar, pelo menos ele estará em uma posição que não apresenta qualquer inconveniente.

Você não sabe que posição queremos dizer? Trata-se de estar deitado, é uma posição na qual seu cão vai se sentir confortável e desfrutar de todos os acontecimentos do lugar onde você está, sem demonstrar qualquer atitude que possa ser inconveniente ou rude.

Para conseguir esse feito, a chave é ter guloseimas especiais para adestramento e fazer com que o seu pequeno amigo te siga, para que quando você obtenha sua atenção, coloque o doce perto do seu nariz.

Quando você notar que seu cão não deixa de cheirar, é preciso dar a ordem para ele se deitar, e em seguida baixar sua mão e fazer com que seu cachorro se deite, e, finalmente, deverá recompensá-lo com a guloseima.

Apesar de serem necessárias muitas repetições para sua obediência, dessa forma você fará com que seu cão permaneça tranquilo ao seu lado nas áreas abertas dos bares.

Ensine o seu cão a ficar quieto

Esse é um dos adestramentos mais importantes para saber como lidar com a atitude do seu pequeno amigo de quatro patas, tanto em bares e restaurantes como em qualquer lugar público, o que conta com uma série de variantes que te explicaremos em seguida.

Faça com que ele permaneça quieto ao seu lado

Para fazer com que seu cão possa cumprir essa ordem enquanto está junto de você, primeiramente você deve ter várias recompensas em suas mãos, as quais poderão ser farejadas pelo seu companheiro.

Assim que você pedir para que ele se sente ou que fique quieto, é preciso esperar o momento em que ele realize tal tarefa para então dar seu prêmio, e depois pedir que ele se levante.

É importante ressaltar que se ele fizer antes de que tenha sido ordenado, você deve fazer com que ele volte a se sentar e repetir novamente a ação, já que ele deve saber que é você quem manda.

Finalmente, quando seu cão tenha cumprido com todas suas ordens, repita o exercício cinco vezes até que ele tenha aprendido por completo.

Faça com que ele permaneça quieto longe de você

Um dos maiores medos quando você leva o seu cão para lugares públicos, é que quando você quer ir pedir algo ou ir ao banheiro, como ele não pode te acompanhar, isso pode ser um grande problema se você não estiver com outra pessoa que possa ficar com ele.

Se você deseja que seu pequeno amigo fique quieto sem importar com sua ausência, não é obrigatório prendê-lo com a coleira, já que é suficiente seguir os seguintes passos de adestramento:

  • Faça com que se sente
  • Separe-se dele por três metros
  • Aproxime-se dele e dê uma recompensa
  • Volte a se afastar dele e dê outra recompensa se ele permanecer quieto
  • Repita essa ação várias vezes aumentando a distância e dê a recompensa se ele se manter na sua posição
  • Uma vez que tenha terminado, aproxime-se dele e ordene que se levante e te siga.

Faça com que ele se mantenha quieto em lugares onde há distrações

cão-labrador-bola

Uma vez que o seu cachorro tenha aprendido completamente as ações anteriores, você deverá repetir essas práticas pouco a pouco em lugares onde haja distrações, como outros cachorros ou outras pessoas.

A chave está em repetir tal operação de adestramento cada vez que ele se distraia, e premiá-lo quando ele tenha te escute, o que é muito importante para que se sinta motivado e não perca a concentração.

Ainda assim, uma das coisas novas que você deverá adicionar é o tempo em que ficará ausente, o que é algo bem fácil, já que você deve apenas permanecer vários minutos nas proximidades aplicando essa ação gradualmente, e dar-lhe seu prêmio enquanto ele se mantiver quieto.

Com esses pequenos ensinamentos, você fará com que seu cão se porte bem quando esteja contigo nas áreas externas dos bares.

Créditos da imagem: Daisyree Bakker.