Ensine seu cachorro a ser limpo

Para seu cachorro ser educado, obediente e limpo, vai depender da educação que você dá ao seu animal desde filhote. Ainda que seja verdade que existam raças mais inteligentes do que outras, é conveniente para todas que você ensine desde pequeno o que deseja que ele aprenda e faça determinadas coisas.

A primeira coisa a se ensinar a um cachorro é sobre limpeza. Deve-se ensinar o cão a não fazer suas necessidades em qualquer lugar, você deve indicar quais os lugares onde pode ser feito, ele vai aprender rapidamente, mas você tem que dar as orientações para que o cachorro siga.

Neste artigo, gostaríamos de dar alguns conselhos simples sobre como ensinar o seu cachorro a manter-se limpo e fazer suas necessidades fora de casa. Não se esqueça de que a paciência será o sua maior aliada.

Ensine seu cão quando filhote

cachorro3

 

É uma preocupação de todos que os nossos cães façam suas necessidades no lugar certo e na hora certa, ninguém gosta de encontrar excrementos por todo lugar e nem que a casa fique com cheiro de urina.

É aqui que devemos atuar de imediato e ensinar ao nosso animal de estimação desde filhote onde e quando eles podem fazer suas necessidades.

O comportamento de um cachorro é diferente da de um gato, os cães não nascem com a lição já aprendida, nós que temos que ensinar as regras e como cumpri-las.

Prepare uma área para ele

Quando adotamos um filhote e levamos para nossa casa, devemos dar ao animal um lugar para colocar seu prato de comida e um para a água.

Em um espaço arejado deve ser preparado um lugar para o animal fazer suas necessidades. Você deve saber que o local deve ser sempre o mesmo e estar sempre coberto com jornal.

Uma dica é esperar para ver onde ele fez pela primeira vez as suas necessidades, então esse deve ser o lugar escolhido para comportar os excrementos, coberto pelo papel de jornal.

Quando você estiver em casa mantenha os olhos abertos quando perceber que o animal quer realizar suas necessidades e tente levá-lo para a área escolhida e quando o animal fizer você deve recompensá-lo com carícias, um brinquedo e palavras de motivação.

Se em vez disso, pegar “em flagrante” fazendo o suas necessidades em outro lugar, você tem que repreendê-lo e levá-lo para o espaço reservado para isso, explicando que suas necessidades devem ser feitas naquela área.

Quanto mais o cão for crescendo é possível ir lentamente removendo os papéis de jornal o levando o bichinho para fazer suas necessidades na rua.

Comece a sair para a rua

cachorro-na-rua

Com seu cachorro for vacinado e preparado, é hora de ensina-lo a ir para a rua para caminhar e ir ao banheiro, mas não pense que ele vai aprender desde o primeiro dia, talvez demore um pouco para o animal se acostumar, por isso não devemos tirar o jornal definitivamente de casa.

O ideal é que seja sempre na mesma hora ou pelo menos na mesma parte do dia. Por exemplo, antes de nos levantarmos e antes de dormir, mas tudo depende de seus horários. Não se esqueça que ele ainda é um filhote de cachorro e precisa de tempo.

Da mesma forma quando ele faz suas necessidades fora, devemos premiá-lo e mostrar a nossa alegria. Mas não fique desapontado se você passar horas na rua com o seu bichinho e ele não conseguir fazer nada e, em seguida, quando chegar em casa, ele for direto para a área reservada para realizar os excrementos.

É normal no início, uma vez que ele reconhece esse espaço como uma área destinada para isso. Mas não desista, porque ele vai aprender.

Algumas dicas

É muito importante que você ensine seu cachorro desde filhote, quando forem mais velhos, é muito mais difícil, já que estão com seus costumes estabelecidos.

Lembre-se, a chave para o sucesso é paciência e tenacidade, é preciso repetir e insistir e quando alcançar o que se espera, recompense-o imediatamente.

Mas se ele não fizer o que você pediu, você não deve agredi-lo e muito menos passar seu focinho nos excrementos, isto nunca deve ser feito.

Não se esqueça de criar uma rotina e cumprir os horários estabelecidos para ir para a rua. Chegará um momento em que o próprio animal te lembrará de que é hora de sair.