Entenda o que cada movimento da cauda de seu gato quer dizer

Os gatos usam o corpo para se comunicar conosco. Enquanto algumas raças miam o suficiente para chamarem a atenção de seus donos, através de seu corpo, os gatos também nos dão muitos sinais através da cauda.

Algo que tende a ser esquecido pelos donos é da importância do movimento da cauda de seu gato no processo de comunicação, por isso vamos dar uma breve explicação sobre o que significa quando a cauda se move de uma certa maneira.

Quando se trata de cauda, os gatos podem tê-las de muitas maneiras, esticada, enrolada ou eriçada. Embora geralmente ignoremos os movimentos que os gatos fazem com a cauda, eles são normalmente voluntários e têm um propósito comunicativo.

Para se considerar

Gato no jardim

Antes que você possa interpretar o significado da cauda de seu gato, tenha em mente o conhecimento que você ganha em conviver com ele.

Os gatos, como as pessoas, têm personalidades diferentes, o que os tornam únicos. Através do convívio, você aprende a reconhecer diferentes atitudes sobre o seu estado de espírito, por isso você deve manter isso em mente ao interpretar o que ele quer dizer.

Também é importante que você observe o seu corpo, em geral, se ele mostrar os dentes, ou cuspir, é porque está tenso.

A maneira mais fácil de entender o seu gato é estando consciente de que ele se comunica com o seu corpo todo, no geral, e não com partes dele. A comunicação dos gatos engloba suas patas, costas, pele, miados e expressão facial.

Algo que você também deve avaliar em todas as situações é: se o seu gato está em um ambiente estressante ou se a situação é calma… O que está acontecendo tem a ver com o que ele quer dizer.

Você deve imaginar que os gatos miam porque eles sabem que esta é uma excelente maneira de pedir as coisas, especialmente alimentos.

Normalmente, os gatos mais vocálicos são aqueles com quem o dono conversa, assim, o miado do gato é geralmente resultante de um condicionamento, como muitos dos grunhidos e latidos emitidos pelos cães.

Nós revisamos as situações mais comuns em que o seu gato vai mover a cauda, assim você poderá entender alguns sinais do que ele quer lhe transmitir:

Ponta da cauda alta e curva

Gato com cauda ereta

Normalmente, quando um gato anda ou explora e, de repente coloca o rabo, desta forma, significa que algo chamou sua atenção poderosamente.

Cauda alta e completamente em linha reta

Os gatos fazem esta posição com a cauda quando saúdam alguém que acabou de chegar. É geralmente considerada como uma saudação amigável. O movimento da cauda é importante ao cumprimentar, porque, geralmente, quando em equilíbrio com outros sinais corporais, significa que eles sentem afeição por essa pessoa.

Cauda ligeiramente curvada para baixo

Quando os gatos andam ou ficam parados em suas quatro patas com a cauda ligeiramente curvada para baixo, isso indica que eles estão completamente relaxados.

Move a cauda rapidamente

Pode significar duas coisas, ou o seu gato está com raiva ou vendo uma presa. Normalmente, o movimento da cauda em gatos mostra o seu humor, e quando eles a movem rapidamente, significa, muitas vezes, excitação ou ansiedade.

Cauda esticada e eriçada

Esta é a forma mais reconhecida com a qual eles podem mostrar raiva e funciona como uma maneira de intimidar pessoas ou outros animais. Se o gato arqueia a sua cauda e a move continuamente, pode ser preocupante, pois isso significa que ele está pronto para atacar.

Cauda eriçada para baixo

Este é um sinal de medo. Se ele estiver em uma briga e ele adotar essa postura, isso significa que ele reconhece a sua derrota e demonstra submissão.

Créditos da imagem de destaque: Cassia afini.