Erros que fazem nossos cães odiarem tomar banho

Tomar banho

Você já parou para pensar que para os cães tomar banho é uma tortura? Longe de ser uma verdade absoluta, a rejeição que eles desenvolvem em relação ao banho é causada mais por erros de quem controla a higiene deles do que qualquer outra coisa.

Às vezes a aversão ao banho do nosso amiguinho é tamanha que inclusive o dono passa a considerar a ducha como um problema e fonte de estresse, dadas as reações de seu animal de estimação.

Para que isso não aconteça com você, mostramos a seguir os erros mais comuns que fazem com que nossos cães passem a detestar o banho.

Dar banho com água fria ou muito quente

cachorro tomando banho

Todos sabem que a temperatura da água é fundamental para que o banho seja um momento agradável e relaxante. Entretanto, quando ela está fria ou quente demais, pode causar não apenas desconforto, mas lesões e até doenças.

Muitos donos erram ao não se preocuparem com isso, banham seus cães com água muito fria ou muito quente, dependendo da situação. Obviamente, isso fará com que o peludo fique com medo desse tipo de experiência.

Se você não quer que isso aconteça com você, o ideal é usar água morna. Ela fará o seu cão se sentir melhor, mesmo durante o verão.

Espirrar-lhe água como castigo

Incrivelmente, existem donos que, para castigar seus bichos de estimação, espirram um pouco de água neles. Isso também provoca medo na hora do banho, já que os animais podem associá-lo com um tipo de repreensão.

As consequências desse ato muitas vezes vão além da simples rejeição ao banho. Esse tipo de castigo pode gerar desequilíbrios emocionais no cão, que pensará que fez algo de errado para estar tomando banho.

Os animais de estimação devem ser repreendidos em certas situações, mas escolher esse tipo de castigo só fará da hora do banho um problema difícil de resolver.

Escovar-lhes os dentes agressivamente

Má notícia para alguns, escovar os dentes do cão é algo extremamente importante para a saúde dental e geral. Deixar de fazê-lo pode provocar diversos tipos de doenças.

Escovar os dentes de um cachorro inquieto é muito difícil tanto para você quanto para ele. O pior que você pode fazer, porém, é cometer o erro de muitos e escovar de forma agressiva e apressada.

Ao agir assim, você pode acabar machucando o seu peludo sem perceber e fará com que as próximas vezes sejam muito problemáticas, não apenas na hora de escová-lo, mas também de banhá-lo.

Se você quer que nada disso aconteça, siga os conselhos abaixo:

  • Use cremes dentais com sabor;
  • Nunca use os produtos feitos para humanos. Eles podem ser prejudiciais para a saúde dos animais;
  • Escove o dente de seu cão em outras ocasiões além do banho para que ele fique acostumado.

Banhá-lo violentamente

Cachorro tomando banho

Outro problema muito comum que as pessoas cometem, tanto por inexperiência quanto por alguma dificuldade. Banhar nosso amigo de quatro patas com violência só fará com que ele odeie o banho com todas as forças.

Ao ensaboar o corpo do cão sem a devida delicadeza, pode provocar dor ou medo, fazendo com que o animal tente escapar dessa situação desconfortável a todo custo.

Por isso, seja o mais gentil e delicado possível ao banhá-lo, seja usando as mãos ou uma esponja especial. Dessa forma, o seu pequeno amigo ficará mais calmo, desfrutará desse momento e irá se comportar bem nas próximas ocasiões.

Os cães precisam de paciência!

O cão é um animal instintivo, que irá rejeitar ou aceitar algumas coisas dependendo das experiências prévias e do comportamento de seu dono. Se você o tratar sempre com calma, paciência e carinho, o seu animal de estimação deixará de ter medo do banho e, que sabe, até passará a gostar disso.