Como escolher o arranhador adequado para o meu gato?

Arranhador para gatos

Na hora de escolher o arranhador adequado para o seu gato, tenha em mente as características e preferências de seu bichano quando ele lixa suas unhas. Se você não prestar atenção a isto, poderá correr o risco de que ele continue a desenvolver esta atividade em seus móveis ou em seu tapete, e olhe com indiferença para o acessório que você acabou de lhe comprar ou de fazer.

A necessidade de arranhar do gato

Gato em arranhador

Os gatos lixam suas unhas onde podem. Se sua casa tem um jardim ou quintal, ou se você permite ao seu bichano acesso ao exterior, certamente ele escolherá um tronco de árvore ou algum mastro bem firme.

Se você não conta com estas opções e o seu gato permanece dentro de seu lar, você deverá fornecer a ele objetos para arranhar.

O ideal é que você forneça os arranhadores para o seu gato quando ele ainda for um filhote, para que, desde um primeiro momento, ele se acostume a utilizar estes objetos. Caso contrário, o seu gato suprirá a falta de elementos específicos para arranhar na mobília da casa.

Por que os gatos arranham?

Os gatos arranham algumas superfícies por diversos motivos:

  • Para eliminar as unhas velhas;
  • Para afiar as unhas novas;
  • Para marcar território de forma visual e olfativa (com feromônios provenientes das glândulas que possuem em suas membranas interdigitais);
  • Para alongar seu corpo. Assim relaxa e evita tensões musculares.

Lembre-se que arranhar é uma conduta absolutamente natural para o seu amigo felino. Não o reprima e nem castigue se ele o fizer. Muito menos pense em operá-lo para tirar suas unhas. É cruel e desnecessário. Simplesmente tire um momento para escolher o arranhador adequado para o seu bichano e, pouco a pouco, tudo se resolverá.

O que você deverá considerar para escolher o arranhador adequado

Se o seu bichano não possui um arranhador, é importante que você compre um ou que construa um arranhador com urgência, pelo bem de sua mobília. Primeiro, você deve observar em quais objetos ele costuma lixar suas unhas. Observe principalmente:

  • Se ele prefere superfícies verticais ou horizontais;
  • Se escolhe texturas suaves, ásperas ou enrugadas.

Então, se o seu animal costuma lixar suas unhas parado em duas patas traseiras, o mastro arranhador será a melhor opção. Já o contrário, se o seu bichano prefere lixar suas unhas nos tapetes, certamente você deverá optar por uma caixa arranhadora.

Lembre-se também de selecionar a textura adequada. Os materiais mais utilizados são os tecidos de tapetes, cordas de sisal e o papelão ondulado.

Além disso, se o seu gato é de tamanho grande, você terá que lhe proporcionar um arranhador suficientemente forte para que se mantenha firme e resista ao seu peso.

Arranhadores com brinquedos

Gato deitado em arranhador

Além dos arranhadores básicos, há os mais incrementados, com diferentes designs que incorporam brinquedos e espaços para que os bichanos se escondam. Além disso, eles também são de grande ajuda para manter o seu gatinho ativo e distraído.

Alguns parecem definitivamente um parque de diversões para o seu gato. Contam com túneis, cavernas e até tobogãs. As chamadas “árvores” para gatos, certamente proporcionarão muitas horas de diversão para o seu amigo felino.

Há modelos muito bonitos nas lojas de acessórios para animais de estimação que, inclusive, podem brilhar junto aos seus móveis. Mas com as instruções adequadas e alguns poucos materiais, você poderá fazer um arranhador e poupar algum dinheiro.

Período de adaptação

Quando o seu arranhador estiver pronto, tenha em mente que, talvez o seu gato não o “adote” incondicionalmente desde o primeiro momento. Não se frustre.

Nestes casos, você deverá aproximar este objeto dos lugares onde o seu bichano costuma arranhar suas unhas e esperar que ele se acostume a sua presença e, então, decida utilizá-lo.

Tão logo o seu gato tenha se adaptado ao novo objeto, você poderá movê-lo para o local da casa que considere mais adequado.

O importante é o acessório

Deixando de lado as várias sofisticações, o importante é que o arranhador seja firme e estável para que o seu animalzinho possa arranhar o quanto quiser e não correr o risco de se machucar ou de se assustar, caso o arranhador venha a cair ou se balançar.

Também, muitas pessoas acabam escolhendo a opção mais natural, ainda que vivam em um apartamento. Elas levam para casa um tronco de árvore para que se torne o arranhador oficial do bichano.

Lembre-se que, como sempre, com muita paciência e com muito amor, você conseguirá que o seu gatinho lixe suas unhas no local indicado e deixe os seus móveis em paz.