Como escolher bem uma escova para pentear seu cachorro

Como escolher uma boa escova para pentear seu cachorro

Pentear seu cachorro não é apenas uma tarefa necessária para cuidar de seus pelos. Este pode se converter em um momento de relação excelente com o seu animal de estimação, permitindo que ele relaxe e aprecie o momento.

No entanto, este também pode se transformar em um pesadelo para ambos se você puxar seus pelos e acabar machucando-o. Para evitar estes inconvenientes, o segredo está em escolher a escova correta para pentear seu cachorro.

Saiba qual é a escova mais apropriada para pentear seu cachorro

Não é qualquer escova que serve para todos os cães, assim como não é qualquer pente que se adapta aos nossos cabelos. Então, é preciso escolher a versão adequada de acordo com as características dos pelos de seu amigo de quatro patas. Afinal, convenhamos que não é a mesma coisa pentear um animal de pelos longos, crespos, curtos e lisos.

pentear-seu-cachorro

Para que os pelos do seu animal estejam sempre saudáveis e brilhantes, e para que ele possa desfrutar uma sessão de penteado agradável, contamos a seguir qual é a escova mais apropriada para o seu cão.

Lembre-se de que, ainda que pareça uma questão simples, qualquer dúvida que você tiver sobre o tema pode ser sanada com o veterinário que cuida do seu cão.

A escova adequada para pentear seu cachorro deverá ser escolhida de acordo com as características dos seus pelos. Assim, além de manter os pelos saudáveis e brilhantes, seu amigo de quatro patas poderá desfrutar estas sessões de penteado.

Escolha a opção adequada para pentear seu cachorro de pelo curto

Se seu cão tem pelos curtos, você deve utilizar uma escova de cerdas de borracha, para eliminar os pelos que sobram sem machucar sua pele nem arrancar pelos indevidos.

Considere que, neste caso, duas ou três sessões semanais de penteado – de acordo com a quantidade de pelo que seu cão costuma perder – são suficientes, já que não acumula muita sujeira e, muito menos, nós.

Estas são algumas raças consideradas de pelo curto:

  • Chihuahua
  • Dálmata
  • Boxer
  • Doberman

A escova correta para um cachorro de pelo longo

Os cães de pelo longo são, obviamente, os que precisam de mais atenção neste aspecto. O acúmulo de sujeira, os nós e a perda de grande quantidade de pelos costuma ser a norma. Por este motivo, deve-se pentear seu cachorro diariamente.

Se seu peludo tem a pele delicada – como ocorre no caso dos Yorkshireo ideal é usar uma escova dupla face. Primeiro você deve utilizar o lado que tem cerdas arredondadas, para desembaraçar e tirar os pelos mortos. Em seguida, use o lado de cerdas mais duras para obter brilho e suavidade.

No caso de animais com a pele mais grossa e menos sensível, pode-se utilizar primeiro uma escova de cerdas metálicas.

A melhor opção para pentear seu cachorro com pelos intermediários

Estes são alguns cães com pelos considerados intermediários:

  • Pastor Alemão
  • Border Collie
  • Golden Retriever

Nestes casos, você deve proporcionar ao animal um mínimo de quatro sessões de penteado por semana com uma escova de cerdas metálicas finas e juntas.

Este implemento é fundamental para conseguir tirar todos os pelos mortos que se acumulam nestes cães, que costuma ser bastante. Assim, você poderá se assegurar de que seu lar fique livre de pelos e minimizará possíveis episódios de alergias.

Que escova utilizar para pentear seu cachorro com pelos crespos

pentear-cachorro

Se o seu cãozinho tem pelos crespos e grossos, você irá precisar de uma escova especial com cerdas metálicas grossas e separadas para que possa desembaraçar seu pelo sem danificá-lo nem arrancá-lo, mas mantendo-o livre de nós.

Os cães como o Poodle ou o Bichón Frisé também requerem uma escovação diária para manter seus pelos limpos, fortes e saudáveis.

Embora sejam animais que não perdem muitos pelos, eles se caracterizam por gerar muitos nós e, além disso, acumular barro, areia e outras substâncias que trazem em seu corpo quando voltam de seus passeios.

Um cão bem penteado e feliz

Certamente, utilizando a escova adequada, você fará com que esta atividade seja um momento agradável para o seu cão. Assim, enquanto você se assegura de retirar a sujeira, os pelos mortos e desfazer os nós, ele ficará relaxado, contente e livre de puxões incômodos.