Como escolher o comedouro de seu cão, levando em conta suas características físicas

Comedouro para cães

Escolher o comedouro de seu cão não é uma tarefa fácil. Embora, muitas vezes, não se dê a atenção que o assunto merece. E, como nem todos os cães têm as mesmas características físicas, são as tigelas que devem se adaptar a eles e não o contrário.

Questão de tamanho e altura

Vamos partir deste princípio: o mais importante é o alimento que o comedouro contém, que deve ser de qualidade e adequado à idade, tamanho e características específicas de seu animal de estimação.

A partir daí, podemos citar algo que parece óbvio, mas que nunca é demais dizer. Além do material que o comedouro é feito, os cães de grande porte precisam de comedouros grandes e os cães de pequeno porte, de comedouros pequenos. Depois, entram em jogo outros fatores, tais como a altura e o formato indicado para cada animal.

E sem nos esquecermos que neste assunto também entra os interesses dos fabricantes que produzem e vendem estes recipientes. Interesses estes que vão muito além daquilo que o seu animal de estimação realmente precisa.

Informações sobre os comedouros altos

Labrador

As tigelas altas são ideais para:

  • Animais grandes e altos;
  • Cães que estão se recuperando de uma cirurgia;
  • Cães que não tem uma das pernas;
  • Animais de estimação com idade avançada, com artrite ou com megaesôfago.

Os defensores de animais indicam que estes são mais confortáveis e saudáveis, já que os nossos amigos peludos não precisam levar a cabeça para o chão para se alimentarem. Seus benefícios incluem:

  • Diminuição do estresse;
  • Ajuda em uma melhor digestão;
  • Permite que o alimento seja ingerido de forma mais fácil;
  • Evita uma pressão maior no pescoço, na parte traseira, nas pernas e também nas articulações.

Tenha em mente que você deve medir a altura do seu animal de estimação antes de comprar qualquer tigela alta. Para fazer isso, você deve tomar como referência o ponto mais alto das omoplatas de seu cão. Desta medida, subtraia 15 centímetros. Se o seu cão é pequeno, subtraia apenas 10 centímetros. O resultado será a altura do comedouro que você precisa.

Cada cão com o seu comedouro

Além da altura, lhe daremos algumas dicas sobre outras características importantes para escolher o comedouro do seu cão, de acordo com suas características físicas.

Alimentadores em forma de cone

Projetados para evitar que as longas orelhas de algumas raças de cães sejam manchadas ou molhadas na hora de comer ou beber água. Por esta razão, têm lados íngremes e abertura estreita.

Comedouros pouco profundos

Indicados para cães de focinho chato e filhotes, uma vez que estes lhes permitem chegar mais facilmente a comida, evitando tensão na garganta e no pescoço.

Comedouros profundos

Projetado para animais de focinho longo, eles permitem mais espaço para o nariz e para a boca do animal, facilitando o acesso à comida.

Outras opções para melhor escolher o comedouro de seu cão

Cão e ração

Se o seu cachorro é guloso, ou come muito rápido, considere usar um comedouro lento. São tigelas com barreiras que dificultam o acesso à comida e que, desta forma, permite então que eles comam a ração mais lentamente. Assim, o seu animal de estimação irá melhorar a digestão e também a absorção dos nutrientes.

Além disso, nesses casos, você deverá escolher as tigelas com bordas superiores altas e com a borda inferior coberta com material antiderrapante. Tudo para evitar que o seu cão desperdice a comida e arraste o comedouro em sua tarefa ansiosa de se alimentar. Por outro lado, se o seu ritmo de vida não lhe permite cuidar adequadamente da alimentação de seu amigo de quatro patas, você pode considerar a possibilidade de ter comedouros automáticos.

Escolha um de acordo com o tamanho de seu cão e então programe-o para que dispense alimentos nas quantidades e horários certos.

Antes de comprar um comedouro, consulte também um veterinário

A escolha de um comedouro adequado também pode ajudar a lidar com o problema de animais manhosos na hora de se alimentar. De qualquer forma, antes de comprar os recipientes para a comida e a água de seu animal de estimação, não se guie só pela indicação do fabricante ou dos vendedores de utensílios para animais de estimação.

Primeiro consulte um veterinário. Um bom profissional certamente saberá te dizer o que o seu animal de estimação realmente precisa, de acordo com suas características físicas e com os problemas de saúde que podem estar presentes.