Como escolher um veterinário para o meu animal de estimação?

Certamente, mais de uma vez, você já deve ter se perguntado como escolher um veterinário para o seu animal de estimação. Nesses momentos, é normal que surjam várias dúvidas sobre o profissional já que, da mesma forma que acontece com os humanos, depositar a vida de seu pequeno amigo nas mãos de outra pessoa não é uma tarefa fácil.

Se você ainda não escolheu um veterinário para o seu amigo peludo, neste artigo, compartilharemos algumas dicas que ajudarão você a escolher o melhor profissional para atender o seu animal de estimação. Vamos conhecê-las?

A confiança é o mais importante

Se você ainda não tem um veterinário para o seu animal de estimação, pergunte a algum amigo ou vizinho, talvez eles possam recomendar a você alguém de confiança.

Experiência

Um ponto importantíssimo na hora de escolher um veterinário, é levar em conta o nível de experiência do profissional e as instalações da clínica veterinária.

Não é a mesma coisa levar o seu pet a um especialista sem experiência e levar a um que tenha.

A confiança é fundamental. Portanto, o profissional deverá ter experiência que fundamente o seu conhecimento e se ele tiver sido recomendado por alguém de sua confiança, ainda melhor.

Por isso, antes de você se decidir por um profissional, é sempre bom que você conheça previamente o local para comprovar a experiência que o profissional possui.

Atenção personalizada do veterinário

Cão e gato no veterinário

Quando não conhecemos um veterinário e, por alguma urgência, temos que comparecer a uma clínica, a atenção recebida pelo nosso animal de estimação deve ser, sem dúvidas, a carta de apresentação do profissional e a indicação para que esse profissional continue ou não atendendo ao nosso peludo de quatro patas.

Uma atenção adequada, com carinho para com o seu animal de estimação e atenção personalizada não têm preço. Por isso, preste atenção em como o veterinário lida com o seu animal.

Urgências e atenção 24 horas

Atualmente, muitas clínicas veterinárias atendem casos de urgências 24 horas e, em alguns casos, oferecem serviço de ambulância ou atenção domiciliar. Escolher profissionais que ofereçam este tipo de serviços é uma segurança para você e para o seu animal de estimação.

Se você costuma trabalhar muito ou não costuma dispor de muito tempo livre, contar com um serviço de urgência e de atenção domiciliar é uma garantia.

Especialização e complexidade

Como mencionamos, a experiência do veterinário e as instalações da clínica são essenciais para que o seu animal de estimação seja sempre bem atendido. Neste sentido, é importantíssimo que o profissional conte com várias especializações e que tenha como comprovar este conhecimento.

Quanto as instalações da clínica, quanto mais equipamentos e infraestrutura a clínica dispuser, melhor para o seu pet.

Por que? Muito simples. Se o seu animal de estimação precisar de exames para que se descubra algo mais complexo ou se ele precisar ser hospitalizado, será bem mais cômodo se puderem ser feitos todos os exames no mesmo lugar, sem a necessidade de deslocamento.

Proximidade de sua residência

Veterinário examinando cão

Muitas vezes, a proximidade de sua casa com a clínica veterinária, não costuma ser um ponto muito considerado. No entanto, se o animal de estimação tiver que seguir um tratamento, terá que visitar o profissional com bastante frequência, então a distância torna-se um ponto fundamental.

Sempre que escolher um veterinário é melhor que o especialista esteja perto de sua casa ou, pelo menos, num local de fácil acesso para você. Desta maneira, você conseguirá uma maior comodidade não só para você, mas também para o seu animal de estimação.

Outros serviços

A maioria das clínicas veterinárias, além de oferecerem hospitalização ou exames complexos, também oferecem serviços orientados para o cuidado da saúde de seu animal de estimação, como banho, corte de pelos ou de unhas.

Também costumam oferecem hospedagem, passeios programados e centenas de artigos que favorecem o bem-estar de seu animal, como brinquedos, roupa ou utensílios de alimentação, dentre muitos outros objetos.

Finalmente, se quando você levou o seu animal de estimação a uma clínica veterinária e a atenção não foi a que você esperava, ou saiu com dúvidas de sua consulta, o melhor é que recorra a outro profissional.

Lembre-se: É sempre importante que tanto você quanto o seu amigo de quatro patas se sintam a vontade com o especialista.