Como escolher o xampu mais adequado para meu cão

escolher o xampu

Na hora de dar um banho em seu cão, você deve utilizar um produto de acordo com seu tipo de pelo e de pele. Assim, evita irritações e você poderá escová-lo com mais facilidade. Daremos algumas dicas sobre como escolher o xampu mais adequado para deixar o seu peludo limpinho.

Cada um com seu xampu

escolher o xampu

A primeira coisa que você deve ter bem clara é que, por melhor que seja o seu xampu, você não deve usá-lo em seu cão. Isso provocará irritações na pele de seu animal. A questão é que humanos e cães têm pH diferentes. Por isso o que é bom para um, não é para o outro.

Seu peludo necessita de um produto específico para cães. Mas além disso, como cada animal é um mundo, você deverá escolher o xampu mais adequado para o comprimento e o tipo de pelo dele, também, levando em consideração as características de sua pele.

O veterinário é quem melhor saberá te aconselhar sobre o xampu que o seu animal de estimação necessita e poderá fornecer conselhos adicionais sobre como banhar o seu pet de forma correta.

Assim como os humanos, os cães necessitam de diferentes tipos de xampu, segundo o tipo de pele e de pelagem. O veterinário saberá te aconselhar sobre os produtos mais adequados para utilizar em seu peludo na hora do banho.

Saiba escolher o xampu mais adequado para o seu peludo

O mercado de produtos para os animais de estimação se expande a cada dia e amplia de maneira vertiginosa as variedades que nos oferece. Vamos partir do princípio que, antes de mais nada, devemos utilizar um xampu de boa qualidade para evitar danificar a pelagem e sobretudo a pele do peludo.

Podemos começar, por exemplo, com um produto genérico. Depois, com a ajuda do veterinário, ir tentando encontrar o xampu mais adequado para o peludinho. Por exemplo:

  • Os cães de pelo comprido devem utilizar um xampu que desembarace os pelos e que permita escová-lo sem dificuldade depois do banho.
  • Os animais de pelo curto, por sua vez, necessitam de um produto que nutra a pelagem, dado a espessura da mesma.
  • Os peludos de cor escura podem realçar o brilho de seu pelo com xampus que contenham Aloe-vera. Esta opção também pode ser útil para cães com coceira.

Outros tipos de xampus para cães

Outras opções que você pode levar em conta na hora de escolher o xampu mais adequado para o seu peludo são:

  • Xampu antiqueda, para animais que perdem muito o pelo.
  • Xampu para cães de cor branca, que evitam que o manto se torne amarelado.
  • Xampu de aveia para cães com pele seca e escamosa, com caspa ou com alergias leves.

Além disso, de vez em quando, podemos banhar o nosso cão com algum xampu antiparasitário, para ajudar a eliminar pulgas e carrapatos.

Conselhos para banhar o seu amigo de quatro patas

Quando for banhar o seu cão, além de ensaboá-lo bem, lembre-se que deverá enxaguá-lo cuidadosamente para tirar todos os resíduos de xampu. Depois do banho, para que seu pelo fique bem bonito, não se esqueça de escová-lo.

E, se você quer que o seu peludo fique ainda mais lindo, no inesgotável mundo do mercado de produtos para animais de estimação você encontrará desembaraçantes, cremes de enxágue, condicionadores e uma grande quantidade de etecéteras para continuar embelezando o seu animal de estimação.

No caso de não ser você quem banha o seu cão com regularidade e delegue essa tarefa a um banho e tosa, se assegure de dar as indicações precisas sobre o xampu que se deve utilizar para que o seu animal de estimação tenha uma pelagem brilhante e para que sua pele não sofra nenhum tipo de irritação.

Tente fazer com que o seu animal de estimação também goste de seu xampu

escolher o xampu

Depois de todas estas considerações, leve em conta também a opinião do peludo. Possivelmente alguns xampus tenham um aroma desagradável para ele, embora para você cheirem muito bem. Não se esqueça que somos espécies diferentes, por esse motivo os gostos não têm por que ser os mesmos.

A isto devemos acrescentar que o olfato dos cães é muito desenvolvido. Por isso o xampu cheirará muito mais para ele que para você. E o que para você é uma sutil fragrância, para o peludo pode chegar a ser algo excessivo e ainda por cima malcheiroso.

Portanto, não crie um problema muito desagradável para o seu cão e observe bem como ele reage a seu xampu, por mais que seja um produto que venha com todos os avais e recomendações.