Esquadrão Orelhinhas é criado no Peru para resgatar animais abandonados

Resgatar animais

Atualmente, o número de animais que moram nas ruas tem aumentado. Mas isso não é tudo. O abuso animal é  recorrente em muitos países e todos os dias podemos nos surpreender com casos em que os direitos não são respeitados.

Apesar de um panorama pouco favorável, existem ao redor do mundo algumas associações e projetos que tratam de evitar o abuso animal e resgatar animais abandonados. Exemplo desta importante tarefa é o projeto Esquadrão Orelhinhas.

Esquadrão Orelhinhas é o nome de um grupo, pertencente à policia de Lima, no Peru. Integrado por aproximadamente 30 agentes, a missão deles é resgatar e reacomodar animais que moram na rua, que foram abandonados ou que sofrem abuso.

Neste artigo, compartilhamos alguns dados sobre o Esquadrão Orelhinhas e te damos algumas dicas para que você saiba o que fazer se você encontrar um animal nessa situação.

O projeto Esquadrão Orelhinhas

Cachorro de rua

De acordo com entrevistas de distintos meios de comunicação, o trabalho da turma é sobretudo voltado para a prevenção dos acidentes de trânsito. Nesse sentido, um dos fatores de incidência nos acidentes é o cruzamento dos animais na via. Devido a esse problema, a Organização procura sensibilizar as pessoas no cuidado dos animais.

O Esquadrão Orelhinhas trabalha de forma não remunerada e sua missão é proteger os animais que são encontrados na rua, dar cuidados e encontrar um novo lar para os pets.

O procedimento de resgate pode ser solicitado através de uma ligação para a Organização. Uma vez que a denúncia é recebida, um grupo vai para o local e resgata o animal de estimação. Após o resgate, o animal recebe uma revisão veterinária, para descartar qualquer tipo de doença e, no caso de existir alguma doença, o grupo oferece tratamento especializado para os animais recolhidos. O animal também passa por uma esterilização.

Depois o animal de estimação é levado a uma área de trânsito que funciona graças a doações da sociedade.  Os animais ficam em um lar provisório até que o animal seja adotado por uma família.

Os membros do grupo deixam claro que esse lugar não é um albergue e que para continuarem desenvolvendo o trabalho também recebem o apoio de algumas veterinárias.

O grupo tem pouco mais de três meses de existência, até este momento, o Esquadrão Orelhinhas tem resgatado e curado dezenas de animais e conseguiram fazer com que aproximadamente 60 animais fossem adotados, de acordo com dados da própria Associação.

Como posso resgatar  animais abandonados?

Filhotes de cachorro

É muito provável que em seu bairro você encontre vários cães de rua que você possa adotar. Se você está decidido em optar por essa alternativa, existem alguns passos a seguir para garantir sua segurança e a do animal.

Se você suspeitar que o animal pode trazer algum tipo de dano a você ou a qualquer outra pessoa, ligue para a Organização de controle de animais e deixe isso para os profissionais.

A seguir compartilhamos algumas dicas para que o novo integrante se adapte ao seu lar.

Se você está interessado em salvar um cão sem lar lembre-se que você deve se aproximar do animal devagar e falar com ele em voz baixa e tranquila. A medida que você se aproximar de um animal se abaixe e tente se manter no mesmo nível do animal.

Mas tome cuidado, visto que, o animal pode interpretar esse comportamento como dominante e pode chegar a pegar uma mordida. Tome muito cuidado também ao colocar uma coleira no pescoço. Esta opção é uma boa ideia antes de tentar colocar o animal no carro.

Também é recomendável pegar uma amostra do matéria fecal e da urina para fazer um exame veterinário. Uma vez que o animal estiver em casa, leve o rapidamente ao veterinário.

Dessa maneira, você vai descartar qualquer tipo de doença, especialmente as zoonoses, que incluem parasitas intestinais, sarna, giardiase e leptospirose.

Sempre consulte um veterinário para assegurar que você está alimentando o animal corretamente e de que ele está recebendo a a tenção necessária.

Por ultimo, sempre é uma boa ideia ler notícias e artigos sobre os recursos necessários para o animal resgatado. As organizações de resgate de animais de estimação, em suas paginas da web, de um modo geral compartilham informação muito importante sobre animais resgatados.