A estética dos Poodles

Se você está pensando em adotar um Poodle como animal de estimação, ou se ele já é um membro importante de sua família, é certo que este artigo lhe interessa, aqui você saberá mais sobre a estética dos Poodles.

Os Poodles

O Poodle é uma raça de cães que, por muito tempo, só era considerada apropriada para a nobreza. Eles eram utilizados para recuperar as presas que caíam na água durante a caça.

Com o tempo, seu uso foi se popularizando e hoje em dia é um dos cães que encontramos com maior frequência nos lares, já que ele costuma ter uma convivência muito tranquila com o ser humano.

Além disso, é habitual que participem de diferentes exposições e concursos de beleza, devido a estética peculiar destes peludos. Há quatro tipos diferentes de Poodles, o grande, o médio, o anão e o toy.

A estética dos Poodles por tamanhos

Como dizíamos, na raça Poodle, podemos encontrar quatro tipos diferentes, que se diferenciam basicamente pelo tamanho. Para calcular sua altura, eles são medidos desde o chão até os ombros (cruz). Estas são as medidas dos quatro tipos:

Poodle grande (ou gigante)

Segundo dizem, esta é a raça original. As demais foram desenvolvidas a partir dessa, para terem um tamanho menor. Suas medidas vão de 45 a 62 centímetros e, para que possam competir, eles têm que manter as proporções adequadas.

A título de curiosidade, quando participam em competições oficiais, eles são agrupados assim: de um lado os de pelagem negra, branca e marrom e, de outro lado, os de cor cinza, abricot e vermelho. De cada um dos grupos sai um finalista e, dentre eles, decide-se o ganhador.

Poodle médio

poodle-2

Seu tamanho é de, entre 35 e 45 centímetros. Na hora de competir, só são aceitos, como nas demais categorias, os que não têm manchas. Suas cores são o branco, o negro, o cinza, o marrom, o abricot e o vermelho.

Poodle anão

Também são chamados de miniaturas. Sua altura não pode ultrapassar os 35 centímetros nem estar abaixo dos 28. Mas, além disso, para que sejam aptos para competir, não podem apresentar nenhum traço de nanismo.

Na verdade, eles devem ser similares aos de tamanho médio, mas menores. Da mesma forma, na hora de competir, agrupam-se em diferentes cores.

Poodle toy

Devem ter uma altura abaixo de 28 centímetros. Igual ao que ocorre com os que vimos no ponto anterior, não podem apresentar nenhuma característica que demonstre que sofrem de nanismo.

Na hora da competição, apresentam-se juntos cães de todas as cores.

Temos que deixar claro que, da mesma forma que acontece com os seres humanos, as medidas dos Poodles podem não corresponder a estes parâmetros modelos, mas estes são os utilizados para competição.

De fato, durante muito tempo, optou-se por priorizar que os Poodles fossem os menores possíveis, mas então, os donos se deram conta de que estavam prejudicando a raça.

Por isso, atualmente, é importante que os Poodles não sejam cães tão pequenos que possam ser doentes e que vivam menos anos. O normal é que um cão dessa raça atinja entre os 12 e os 15 anos de vida.

O pelo dos Poodles

poodles-3

Uma das qualidades deste animal que mais conta na hora de avaliar sua estética é, sem dúvidas, seu pelo.

Não nos referimos unicamente à grande variedade de cores que apresentam, mas principalmente ao fato de ser de muito boa qualidade, o que permite a possibilidade de mudar a aparência do cão. Outra vantagem é que eles não costumam trocar de pelos.

Tudo isso dá a possibilidade aos seus donos de mudar o look de seus animais com diferentes penteados e cortes. Além disso, como os pelos crescem bastante, é mais fácil de corrigir possíveis falhas cometidas na hora de testar alguns penteados novos.

Para que você possa desfrutar da beleza de seu Poodle, é importantíssimo que você escove habitualmente sua pelagem e que a mantenha limpa. Leve em conta que; quanto mais claro for o pelo de seu cão, mais necessário será cuidar de sua higiene.

Sem dúvidas, vale a pena o esforço para prover todo o cuidado necessário para manter a beleza de seu cão, já que esta é uma das raças que apresenta melhor estética.