Estou pronto para adotar um novo cão?

Você ama os cães, sempre que encontra um na rua corre para acariciá-lo, sonha em ter um peludo em casa, mas ainda não se decidiu. Desde que o seu último amiguinho faleceu, você acha que nunca mais poderá amar outro animal e que é melhor ficar sozinho e não sofrer com a inevitável perda após alguns anos. Entretanto, talvez seja a hora de seguir em frente e adotar um novo cãozinho.

Adotar um novo animal é uma decisão muito importante e você deve estar preparado para assumir essa responsabilidade. Neste artigo, iremos ajudá-lo a levar em conta os fatores mais importantes antes de ter um novo cachorrinho.

Antes de adotar um novo cão

dois_caes_cachorros_brancos_no_braço

Uma das coisas mais importantes que você deve fazer antes de adotar um novo cão é aceitar a morte do animal anterior.

Os cachorros são parte de nossa família e é perfeitamente normal sofrer quando eles morrem. Não tenha vergonha disso e nem tente esconder que está triste por medo de ser ridicularizado por sentir-se assim ante a morte de um animal.

Chore, grite, veja fotos, faça o que for necessário para desabafar e se sentir melhor no final. Dê tempo a si mesmo. Ainda que você queira muito ter um peludo em casa novamente, lembre-se que ele é um ser totalmente dependente e que você deve estar bem para ajudá-lo.

Além disso, certifique-se de que os outros outros membros da família, principalmente crianças, também superaram a morte do animal antes de adotar um novo cão. Converse com eles e explique o ciclo da vida. Faça com que eles entendam os benefícios de ter um novo bicho de estimação em casa.

Outra coisa muito importante é evitar fazer comparações.

Isso acontece com muita facilidade. Apesar de sabermos que um animal não é um objeto, a adoção de um novo ser não passa de uma substituição, de modo que as comparações serão inevitáveis. De fato, estima-se que mais de 70% das famílias que perdem um animal acabam escolhendo outro com características parecidas.

Não há nada de errado nisso, desde que se evitem comparações. Cada animal é único e, por mais que se pareçam, a sua personalidade e atitudes serão diferentes.

Portanto, antes de adotar um novo cão, tenha plena consciência de que ele é um animal diferente, que dará a você a oportunidade de criar um novo vínculo emocional, uma nova amizade, uma oportunidade de educá-lo do seu jeito, da mesma forma como você educou o seu pet anterior. Somente assim você e seu novo amigo peludo serão felizes.

É muito importante conhecer a opinião dos outros familiares antes de decidir adotar. Todos devem concordar com a raça, cor, tamanho e idade do novo companheiro. Assim, todos estarão confortáveis e felizes com o novo animal de estimação.

Chegou a hora de adotar um novo cão

cao_abraco_mulher_abracando_cao

Adotar é sempre uma melhor opção do que comprar. Existem centenas de abrigos de animais onde você pode procurar pelo cachorro certo para você.

Pode ser que você tenha decidido adotar um filhote. Ainda que seja possível encontrá-los em qualquer um desses lugares, podem existir cães mais jovens muito bem educados e que se adequem às suas necessidades.

Vá com a mente aberta, escolha aquele animal que você gosta e deixarão que você passe um tempo com ele. Observe como ele brinca, como se alimenta e pergunte ao responsável pelo abrigo tudo o que você quiser saber; eles estão sempre dispostos a ajudar.

Você pode perguntar sobre o comportamento do animal, como é a convivência dele com os outros cães e animais caso você tenha mais em casa, se ele possui alguma doença ou qualquer outra dúvida que você tiver.

Lamentamos muito a morte de seu animal, mas estamos confiantes de que, com o tempo certo, poderá encontrar um novo amigo que te fará muito feliz. Claro, de um jeito diferente, mas ainda assim, feliz.