Estudo confirma que cães querem brinquedos novos

Escolher qual brinquedo deve ser comprado para seu animal de estimação pode ser uma decisão um pouco complicada. Ainda mais se o seu cãozinho for um pouco inquieto. Na hora de optar por um produto, existem vários fatores que precisam ser avaliados, como sua durabilidade, a proteção para os dentes, a segurança e o design. 

Porém, também é importante que sejam levadas em consideração as necessidades de seu bichinho. Não é a mesma coisa entreter um cachorro que extravasa energia e um animal adulto que talvez prefira outro tipo de treinamento.

É um feito compreender as preferências de seu cachorro. Isso leva algum tempo e tudo depende da experiência.

Certamente já ocorreu em alguma ocasião de você ter comprado um brinquedo, levado para casa e quando o deu para seu cachorro, ele apenas o tocou poucas vezes e ficou mais entretido com o pacote.

Sim, os animais de estimação podem ser bastante exigentes. Mas…. Qual a razão de gostarem de um brinquedo? Quais as características que normalmente chamam a atenção deles? E, sobretudo, qual o motivo de eles quererem novos brinquedos?

O que dizem as pesquisas?

Será que eles querem mesmo brinquedos novos?

Diante dessa questão, muitos investigadores colocaram as mãos à obra e trataram de resolver o mistério.

Estudos publicados indicam que os cachorros, devido ao seu instinto de caçador, preferem aqueles brinquedos com os quais podem se relacionar como uma presa, seja por seu sabor, forma ou som.

Para serem mais precisos, os estudos demonstraram que os cães brincam vários segundos com brinquedos que tenham gosto de algum tipo de comida e possam quebrar facilmente. Assim, eles podem rasgá-los em uma grande quantidade de partes ou emitir um som que chame a atenção dos caçadores.

Além disso, as pesquisas indicaram que os brinquedos que são silenciosos ou duros não costumam ser interessantes para eles, uma vez que não podem ser mastigados e não emitem qualquer tipo de ruído.

Essas informações demonstram que, efetivamente, eles preferem aqueles artigos que podem ser mais manipuláveis e sejam novos. Sim, novos. Por quê?

Os cachorros perdem rapidamente o interesse pelas coisas. Não têm um brinquedo preferido. Uma vez que tenham se familiarizado com o item, ficam entediados e o deixam de lado. A não ser, claro, que você esteja participando da brincadeira.

Lembre-se que os cães são criaturas sociais. Portanto, se você interage com eles nesse momento de divertimento, seguramente o objeto que compartilha vai lhe chamar sua atenção.

A ele não importará quais sejam as características do produto. Ele vai lhe seguir na brincadeira uma vez que deseja compartilhar esse momento com você. Tanto faz se você jogar uma bola com som ou uma corda para puxar.

O que importa é estar junto com seu dono e aproveitar a brincadeira.

Como escolher o melhor brinquedo para seu animal de estimação?

Escolhendo um brinquedo para eles

Cada cachorro tem sua própria personalidade e preferências. No entanto, é uma realidade que preferem aqueles objetos que possam manipular mais facilmente.

Por isso é aconselhável comprar para eles produtos que possam mastigar, emitam sons ou possuam algum sabor especial.

Por exemplo, os brinquedos de borracha ou recheados podem ser uma boa opção. Ainda que também possa ser uma simples garrafa de plástico.

Os brinquedos de puxar também são uma boa alternativa, sempre que do outro lado exista alguém para interagir com o animal. São recomendáveis sobretudo para os cachorros menores, já que nessa etapa da vida estão ansiosos para gastar toda sua energia.

Os produtos de borracha ou recheados também são apropriados, especialmente se o seu cachorro passar um bom período de tempo sozinho. Para que fiquem mais atrativos, deverão ter algum som e serem manipuláveis.

Porém, cuidado, é muito importante verificar se o brinquedo segue as medidas de segurança. Quer dizer, não pode ser destroçado tão facilmente de maneira que seu cachorro possa acidentalmente engolir uma de suas partes.

E os brinquedos com sabores? Sem dúvida são uma opção. São mastigáveis e vêm em forma de ossos de diferentes tamanhos e sabores como carne, presunto, cereais, salmão, frango ou cordeiro.

Esse tipo de produto apresenta muito bons resultados quando seu animal de estimação está no processo de aprendizado de algum tipo de comando, pois para seu pequeno amigo funciona como uma recompensa.

Finalmente, é muito importante que você vigie a interação que seu cachorro possa chegar a ter com cada um dos brinquedos, para prevenir qualquer tipo de dificuldade que possa colocar em risco a saúde de seu animal de estimação.