Estudo revela que os animais ajudam a combater o estresse

Os animais ajudam no estresse

Entre os múltiplos benefícios e das muitas alegrias que os animais de estimação nos dão, os animais de estimação ajudam a combater o estresse e muitas das conseqüências que este mal provoca em nosso corpo e mente. Isso foi revelado por um estudo realizado pela Universidade Estadual de Nova York em Buffalo, publicado na revista Psychosomatic Medicine.

Ao acariciar ou brincar com seu cão ou com seu gato você pode ter resultados melhores do que com comprimidos da medicina, terapias e técnicas de todos os tipos.

Causas de estresse

O dicionário da Real Academia Espanhola define estresse como a tensão provocada por situações avassaladoras que causam reações psicossomáticas ou transtornos psicológicos, por vezes graves.

Entre as causas podem estar:

Pressão ou carga de trabalho excessiva;
Aposentadoria ou perda de emprego;
Acidentes ou doenças;
Conflitos familiares ou no relacionamento;
Divórcio, mudança de casa, morte de entes queridos, ou nascimentos;
Dificuldades financeiras;
Preparação para provas e exames;

Animais de estimação ajudam a combater o estresse

Cachorro e família

Uma boa dose de exercício, um momento de meditação, a consulta com um profissional de saúde ou tomar certos medicamentos são alternativas que você pode usar para combater o estresse.

Mas as pessoas que vivem com animais de estimação sabem que a melhor opção para passar pelas tensões e ver o mundo com bons olhos é ter um bom tempo com seu animal de estimação: uma caminhada, brincadeiras, ou apenas carinho pode mudar radicalmente seu humor e eliminar a carga que provocam situações diferentes.

Portanto, se você não optou por compartilhar parte de sua vida com um cão ou gato, melhor repensar o assunto. Além de todo o amor que eles têm para dar, viver com animais de estimação pode trazer muitos benefícios.

Um animal, o melhor remédio

Além dos animais ajudarem a combater o estresse, também ajudam a reduzir os efeitos que o estresse provocam ​​em nosso corpo.

Assim, as pessoas que vivem com animais de estimação têm:

Diminuição da pressão arterial;
Colesterol estável;
Redução do risco de doença cardiovascular;

Um exemplo: uma pesquisa realizada com um grupo de corredores portadores de hipertensão, em Nova Iorque,  e com pessoas propensas a ter estresse mostrou que aqueles que tinham cães ou gatos apresentaram uma pressão arterial e freqüência cardíaca menores do que aqueles que não possuíam animal de estimação.

Benefícios de levar o cachorro para o trabalho

Atualmente, é algo pouco comum, mas levar o cachorro para o escritório parece ser uma boa opção para reduzir o estresse do trabalho e melhorar o desempenho de todos os funcionários. Pelo menos é o que demonstra uma pesquisa realizada por profissionais da Escola de Negócios Virginia Commonwealth University e publicada no International Journal of Workplace Health Management.

Os pesquisadores disseram que, as pessoas que foram trabalhar com seus cães, apresentaram níveis mais baixos de estresse do que aqueles que não foram.

Este foi o primeiro estudo que se centrou na relação entre cães e trabalho. Anteriormente, foi demonstrado a ajuda desses animais em hospitais e lares de idosos.

Animais como auxiliares terapêuticos

Cachorro com idosa

Os benefícios de animais de estimação em nossas vidas são cada vez mais reconhecidos, tanto físico como emocionalmente. Portanto, é cada vez mais comum utilizar cães e gatos para terapias animais em:

Escolas;
Hospitais;
Prisões e centros juvenis neuropsiquiátricos;
Lares de idosos;

Mais vantagens de viver com animais de estimação

No caso de você ter alguma dúvida sobre como é bom ter um animal de estimação, você tem outras razões para finalmente decidir adotar:

  • Você vai aumentar sua atividade física por andar ou brincar com seu amigo de quatro patas; outra maneira de fazer o seu estresse desaparecer;
  • Você aumenta a sua vida social para socializar com outros donos de animais durante passeios ou visitas ao veterinário;
  • Se há crianças em casa, elas aprendem a ser mais responsáveis, compassivas e generosas;

Além disso, os bebês menores de um ano têm menos chance de desenvolver alergias a animais de estimação quando eles crescerem;

Em suma, se você optar por viver com um animal de estimação, não só sofrerá menos estresse, mas, especialmente, você será uma pessoa mais saudável e feliz. Então, cuide bem de você e do seu amigo de quatro patas.