Como evitar que meu cão queime as patas no verão?

queimaduras

As altas temperaturas do verão esquentam em excesso a rua, as áreas de asfalto da cidade e as calçadas. Essa situação implica em muitas dificuldades para os cães urbanos. Eles não utilizam calçado e suas almofadinhas podem sofrer queimaduras e dolorosos ferimentos nas patas.

Para aliviar esta situação, há algumas alternativas, como alternar o percurso habitual por áreas ajardinadas, umedecer bem as patas de nosso amigo, o uso de sapatinhos, creme para proteger suas almofadinhas e, é óbvio, curar as feridas no momento em que elas aparecem.

As queimaduras nas patas por causa do asfalto

patas-cão

Um dos grandes perigos para o nosso cão, se moramos em uma zona muito urbana, é o asfalto das ruas.

As altas temperaturas do verão fazem com que os asfaltos e as calçadas da cidade alcancem temperaturas muito elevadas, a ponto de chegar a causar queimaduras nas patas dos cães. O asfalto é altamente abrasivo, pois acumula muito calor. Uma vez passadas algumas horas de incidência dos raios solares, as calçadas se assemelham a um radiador, emitem calor e queimam as almofadinhas dos cães.

Sapatinhos para cães

Como não é fácil evitar caminhar sobre o asfalto, o mais recomendável é usar sapatinhos para cães. Este tipo de calçado é um eficaz protetor. Há sapatos específicos, desenhados para os cães que têm que caminhar pelo asfalto, e que protegem as patas dos efeitos do calor.

Para acostumar o nosso amigo aos seus novos sapatos, os primeiros passeios podem ser feitos em casa, para que ele se habitue ao calçado antes de empreender uma caminhada mais longa.

Fontes úmidas

Em muitas cidades é muito frequente que haja fontes de água e outros tipos de áreas úmidas que podem ser uma ajuda importante para molhar as patas de nosso pet, em seu passeio pelas ruas. Se transitarmos com ele por essas áreas molhadas e umedecermos suas almofadinhas várias vezes ao longo de nosso passeio, conseguiremos manter as patas deles bem hidratadas.

Cremes hidratantes para as almofadinhas

Este tipo de cremes específicos, muito diferentes dos criados para humanos (nosso pH é totalmente diferente) servirão para hidratar e cuidar das almofadinhas de nosso pet e evitar o risco de ressecamento.

Esse tipo de hidratante serve para lubrificar e tem uma textura semelhante à da vaselina. Vai endurecer a pele da parte da pisada do animal e a tornará mais resistente.

O melhor momento para a aplicação deste produto é quando voltamos para casa. Além disso, é muito importante lavar previamente a área de aplicação com água e sabão.

Cure as feridas

Quando já ocorreu um ferimento, ressecamento ou queimadura nas patas de nosso amigo, é necessário curá-la. Em primeiro lugar com água e sabão e, depois, pode-se inclusive aplicar um pouco de gelo para reduzir a inflamação.

A desinfecção do corte pode ser feita com uma solução de 50% de água e iodo. Também há aerossóis cicatrizantes que podem ser levados nos passeios, no estojo de primeiros socorros, muito eficazes para cessar a hemorragia.

Cera de proteção

Há um tipo de cera que se aplica diretamente sobre as almofadinhas das patas de nosso cão para protegê-las de superfícies perigosas, como o asfalto quente. Podemos utilizá-la todas as vezes que seja necessária uma proteção extra durante algum passeio. Podemos encontrar esse produto em lojas para animais e clínicas veterinárias, assim como os cremes e as loções hidratantes.

Almofadinhas adesivas, um produto inovador

patas-do-cão

No mercado surgiu uma espécie de almofadinha que funciona como um adesivo, que gruda com facilidade nas almofadinhas das patas de nosso amigo canino. Podemos encontrá-las em qualquer loja de produtos para o lar e unicamente devemos cortá-las no tamanho exato da almofadinha de nosso pet.

Estas almofadinhas adesivas constituem uma solução rápida para minimizar os perigos do asfalto quente e as feridas, e inclusive são antiderrapantes.

Também há uma solução parecida, que são as lâminas de silicone. Elas são reutilizáveis, simples de cortar e com grande resistência à umidade. Estão à venda em farmácias.

Com essas soluções, evitaremos que o nosso pet se exponha a queimaduras por caminhar sobre pavimentos quentes; isso melhorará sua qualidade de vida, cuidando de suas almofadinhas, que servem como amortecedores de seu peso, mantendo seu equilíbrio e favorecendo o caminhar sobre qualquer superfície.