Como evitar o enjoo do animal dentro do carro

Todos gostam de viajar e dar uma “escapadinha” de fim de semana e passar alguns dias de folga. Mas, também adoramos desfrutar destes dias com a família e nosso animal de estimação. Porém, não são todos os animais que aguentam bem as viagens, geralmente, ficam inquietos, enjoados, vomitam ou realmente passam mal.

É por isso que o Meus Animais quer oferecer alguns conselhos para evitar os enjoos do animal dentro do carro, além de usar algum produto para evitar que passem mal quando viajam.

Por que os animais ficam enjoados?

Todos nós lembramos que quando éramos pequenos, enjoávamos ao viajar de carro. Os animais sofrem o mesmo.

Isto é causado por uma perda de equilíbrio, que vem acompanhado de náuseas e de vômitos. O deslocamento do veículo ocasiona alteração da percepção sensorial, que está intimamente relacionada com o ouvido.

Esta alteração é conhecida pela tontura, um mal estar ocasionado pelo deslocamento do carro, que provoca sintomas como vômitos e enjoos.

Educação desde filhote

Viajar de carro com animal de estimação

Muitos cães gostam de andar de carro, mas há alguns que não gostam tanto, ficam nervosos, inquietos e começam a chorar.

Ainda que o enjoo seja algo normal nos animais, também pode ser produzido por falta de costume, por isso, o melhor é acostumá-los desde filhotes. 

Se você decidir adotar um filhote, não duvide em levá-lo o quanto antes para passear de carro.

No princípio, ele sentirá enjoos, mas depois irá se acostumar e vai até gostar de andar de carro quando for maior.

É conveniente que o filhote se acostume ao carro, por isso é preferível que, no começo, você realize viagens curtas e diárias com ele, até que vocês consigam fazer trajetos maiores.

Você pode escolher um lugar com natureza e onde o cachorro possa desfrutar brincando e correndo, assim ele não associará a viagem de carro com a ida ao veterinário ou a outro lugar que não lhe apeteça.

Quando já estiverem voltando para casa, tente dar algum prêmio para que ele saiba que se comportou muito bem.

Nunca faça uma viagem grande se não estiver seguro que seu companheiro não vai enjoar, já que tanto ele como você vão ficar mal. É preferível realizar este pequeno treino antes.

É hora de viajar, alguns conselhos

Como viajar com animais de estimação

Antes de viajar

É muito importante preparar o carro antes de viajar. Tente manter o ambiente do carro fresco e arejado, evitando que esteja muito quente, pois o calor aumenta a probabilidade de ter enjoos.

É importante que o animal sinta-se acomodado e não tenha medo, uma dica é levar o brinquedo favorito e a mantinha.

É preferível que, antes de viajar, o cachorro não consuma nenhum alimento, ao menos que não ingira nada 4 horas antes de ir viajar, é melhor que viaje com o estômago vazio e que não tome muita água.

É aconselhável que, antes de subir no carro, o cachorro dê um passeio para fazer todas as necessidades, assim ele vai viajar mais aliviado.

Também é possível consultar com o veterinário algum medicamento para que o animal enjoe menos e não vomite. Porém, lembre-se que é preciso sempre ter prescrição veterinária.

Durante a viagem

Verifique se o carro está arejado e que não está fazendo muito calor, de vez em quando, abra a janela ou ligue um pouco o ar condicionado.

Evite os odores de aromatizantes, tabaco ou algum tipo de perfume.

Tente dirigir o mais tranquilamente possível  e evite aceleradas e freadas. A condução brusca pode causar enjoos no animal.

De vez em quando é conveniente fazer uma parada, para que ele dê um pequeno passeio e inclusive beba um pouquinho de água. Não se esqueça de demonstrar ao seu companheiro que ele está agindo muito bem e de dar algum mimo ou carinho.

Se você perceber que o cãozinho continua se enjoando, tente colocá-lo em outro lugar. É mais fácil que se enjoe ao viajar no  porta-malas do carro, por isso o ideal é deixá-lo no banco traseiro.

Durante o trajeto, tente conversar com o cachorro para que ele se sinta seguro e não passe medo. É muito importante transmitir serenidade e tranquilidade, pois ele confiará em você.