Como evitar que seu gato se aproxime de lugares perigosos para ele

Lugares perigosos para os gatos

Sabemos que você adora o seu gato. Afinal de contas, a convivência com ele lhe trouxe grandes benefícios. Você ama a personalidade independente de seu bichano e também como ele gosta de receber mimos de vez em quando.

É claro que, para você, é fundamental que ele se ocupe de sua própria higiene e o pouco trabalho que ele lhe dá neste aspecto. Mas, principalmente, você gosta quando está no sofá vendo TV e o seu bichano se coloca ao seu lado e fica dormido enquanto você acaricia o seu lombo.

É claro que ele também faz coisas que você não gosta muito, como a mania que ele tem de se esconder em diferentes partes da casa.

Neste artigo, diremos a você como evitar que o seu gato se aproxime de lugares que são perigosos para ele.

Por que os gatos se aproximam de lugares perigosos?

Gato em árvore

Como dizíamos, os gatos são animais muito independentes, o que os faz procurar momentos ao longo do dia para estarem sozinhos.

Também, os gatos são animais muito friorentos, por isso, às vezes, são as baixas temperaturas que os levam a procurar por um lugar onde possam se sentir aquecidos.

Não devemos nos esquecer da famosa frase que diz: “A curiosidade matou o gato”, e é essa tendência para explorar o desconhecido que, muitas vezes, pode ser a causa que leva o seu gato a se aproximar de lugares perigosos.

Os lugares perigosos que o seu gato deve evitar e como conseguir isto

Cozinha

Como dizíamos, os gatos gostam do calor e pouco do frio. Mas os gatos são animais com uma curiosidade inata.

Esta combinação pode fazer com que não tenha um lugar mais atraente que os fogos de sua cozinha, por isso mantenha sempre a porta fechada enquanto cozinha para evitar que seu gato suba no fogão.

Lavadora e lava-louças

Sem abandonar a cozinha, há outros dois lugares perigosos para o seu gato. Nos referimos à lavadora e à lava-louças. Especialmente esta última, já que não podemos nos esquecer que nela contém restos de comida.

Sempre se certifique que seu gato não esteja dentro dela antes de colocá-la em funcionamento e o melhor é que mantenha estes eletrodomésticos sempre fechados.

Janelas

Será que é verdade que os gatos têm 7 vidas e que sempre caem de pé? Não sabemos com exatidão, mas do que estamos muito seguros é que eles amam ficar nas janelas ou na sacada.

Geralmente, os gatos são muito hábeis e nenhum acidente costuma ocorrer, mas não confie. Em certas ocasiões será inevitável tê-las abertas, mas retire qualquer objeto que o seu gato possa utilizar para chegar a elas e não perca de vista o seu gato.

Estufa

Se você tem uma estufa, é certo que o seu gato adora dormir perto dela, já que ele adora o calor. Porém, este costume esconde um perigo evidente já que, se ele se aproximar muito, poderá se queimar.

O ideal é que coloque um cerco ao redor para que isso não ocorra. É claro, antes de ligá-la verifique se o seu gato não está lá dentro.

Guarda-roupas

Que lugar melhor poderia haver para se tirar uma gostosa soneca do que o interior de uma gaveta e cercado por seus macios suéteres?

É certo que o seu gato está de acordo, mas no final acabará estragando sua roupa e também corre o perigo de ficar trancado ou de derrubar a gaveta. Assim, não deixe os guarda-roupas abertos.

Banheiro

Os gatos não costumam gostar muito de água, mas, ainda assim, não esqueça que, se você deixar a tampa do vaso sanitário levantada, em alguma de suas explorações seu gato poderá cair em seu interior, correndo o risco de afogamento.

Mantenha a tampa sempre abaixada e a porta do banheiro fechada.

Gato em caixa

Bolsa

Uma vez mais a curiosidade de nosso amigo poderá levá-lo a querer averiguar o que guardamos no interior de nossa bolsa. Além dos danos que isso pode nos ocasionar, ele também poderá ingerir algo perigoso. Portanto, nunca deixe sua bolsa ao alcance de seu gato.

Garagem

É possível que você pense que a garagem é um lugar adequado para que o seu gato durma e faça suas necessidades e, por isso, coloque sua cama e a caixa de areia nesta parte da casa.

Porém, você deve ter muito cuidado de que tudo o que você aloje na garagem não esteja ao alcance de seu gato e, é claro, quando for tirar o carro tenha certeza de onde se encontra o seu gato, assim você evitará acidentes.

Coloque em prática todos estes conselhos e seu gato estará mais seguro.